Entenda como ter economia tributária na relação com seus fornecedores fabricantes acessando a 4ª edição da cartilha ‘Industrialização por Encomenda: Eficiência em Planejamento Tributário’
‘Industrialização por Encomenda’ é uma forma de ganhar eficiência tributária através da substituição de operações de compra de produtos acabados por compra de matéria-prima com o objetivo de remessa posterior para industrialização. Ela consiste no envio da matéria-prima (ouro) do lojista para a indústria que, por sua vez, a utilizará para a manufatura das joias por encomenda.
Trata-se de um processo vantajoso tanto para o comércio quanto para a indústria, considerando que a economia tributária é feita através da retirada do valor que a matéria-prima (ouro) representa da base total do custo do fabricante, onde incidem os impostos inerentes à comercialização entre fabricante e lojista.
Para entender melhor sobre o tema e saber o passo a passo de como operar a industrialização por encomenda, acesse aqui a 4ª edição da cartilha ‘Industrialização por Encomenda: Eficiência em Planejamento Tributário’, que foi atualizada no último mês de setembro pelo IBGM (promotor da FENINJER), em parceria com a AJORESP, a Reserva Metais e a Sigma Assessoria Contábil, em virtude das mudanças ocorridas nos processos da operação.
Mesmo que sua empresa já esteja habituada com essa prática, é importante estar atenta as atualizações para garantir que esteja em conformidade legal.