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O que são ‘marcas influentes’ e quais seus atributos que mais impactam o consumidor brasileiro

O que são ‘marcas influentes’ e quais seus atributos que mais impactam o consumidor brasileiro

O que são ‘marcas influentes’ e quais seus atributos que mais impactam o consumidor brasileiro

Estudo da Ipsos destaca os 5 valores cruciais na visão do consumidor em 2017 para as empresas construírem influência

Por Erica Mendes

Marcas influentes são aquelas em quem confiamos, que impactam a nossa vida, que nos ajudam a fazer escolhas mais inteligentes ou refletir os nossos valores pessoais.  Mas o que faz algumas marcas serem mais influentes do que outras? Para responder à essa questão, anualmente, a consultoria francesa de pesquisa de mercado Ipsos realiza o estudo “The Most Influential Brands” em 17 países, avaliando as marcas e o seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No mês passado, a consultoria anunciou o ranking dos 5 atributos de maior influência entre os brasileiros em 2017 –   fruto de entrevistas online com 1.000 pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro, em São Paulo.

Antes de revelar o resultado, Marcos Calliari, CEO da Ipsos no mercado brasileiro, destacou que a influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. “As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Elas não poderiam imaginar sua vida sem elas”.

Para o executivo, ser uma marca influente não é uma tarefa fácil. “A influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo desde um produto a uma nova maneira de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém”.

Em 2017, os 5 atributos de maior influência para os brasileiros foram:

Entenda os atributos e sua relação com as marcas

  • Liderança e inovação: marcas influentes inovam constantemente e nunca se contentam com “bom o bastante”. Sua capacidade para ligar os pontos e fornecer novas, melhores e mais inteligentes soluções moldam a forma como as pessoas interagem e se comportam. Elas definem o padrão de como vivemos nossas vidas.
  • Confiável: a confiança está no centro de todos os relacionamentos fortes da marca. Marcas que são confiáveis são ouvidas, reconhecidas e têm a oportunidade de desempenhar um grande papel em nossas vidas.
  • Presença: para ter um impacto nas pessoas, você deve estar onde elas estão para ser vista. Muitas vezes, as marcas influentes se beneficiam da simples presença de sua distribuição ou rede, mas também trabalham mais do que o resto para experimentar novos canais de mídia e novas abordagens criativas para encontrar, continuamente, maneiras de transmitir sua mensagem através da multidão.
  • Responsabilidade Social: “fazer bem fazendo o bem” emergiu como uma prioridade estratégica para um número crescente de empresas. Cada vez mais, as marcas líderes estão colocando uma responsabilidade social acima da sua lista de prioridades e, em alguns casos, incorporando-a em sua estratégia ou propósito central.
  • Engajamento: as marcas influentes também encontram formas de envolver as pessoas e de tocar suas vidas de muitas outras formas além da compra. Às vezes isso se dá ao oferecer entretenimento, às vezes utilidade e às vezes ao oferecer oportunidades para as pessoas interagirem com a marca e se expressarem.
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