Um guia de estratégias eficazes para atração de público-alvo sob o viés de um especialista do mercado de luxo
Enquanto no marketing tradicional falamos dos 4P’s – produto, preço, promoção e praça (local), no mercado de luxo também podemos adotar os 4 E’s – emoções, exclusividade, experiência e extensão – como a chave condutora para o processo de criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores.
Para saber como explorar esses elementos que impulsionam as empresas do mercado de luxo e premium, a consultora de marketing de luxo Tamara Lorenzoni* dá algumas dicas de como essa metodologia pode ser um guia para a criação de estratégias eficazes de atração do público-alvo.
- Menos produtos, mais emoções.
As grandes marcas de luxo devem cativar as emoções de seus clientes para criar desejo e aspiração. Isso pode ser alcançado com narrativas ou posicionamento alinhados aos valores e às crenças dos clientes.
Atenção: em uma economia baseada na experiência, consumidores estão dispostos a gastar seu dinheiro com experiências, ou seja, os bens tangíveis estão ‘ficando de lado’.
- Além do preço, a exclusividade
Ao oferecer produtos de edição limitada, serviços personalizados ou eventos exclusivos, a marca cria um senso de exclusividade. Ações como estas fazem os clientes se sentirem únicos e importantes.
Lembre-se: os consumidores de luxo não consideram o preço como um valor decisivo na tomada de decisão de compra, porém devem sentir uma conexão emocional com a marca.
- De ‘apenas um lugar’ para ‘uma experiência multicanal’
Ao criar ambientes imersivos, peças sob medida ou até mesmo experiências em eventos, a empresa agregará valor aos produtos e serviços. Proporcionar experiências memoráveis aos seus clientes é um dos caminhos mais assertivos do marketing de luxo.
Adendo: compras online são um grande aliado e não há volta. O desafio aqui está em tornar cada ponto de contato uma memória excepcional para o cliente, antecipando prováveis necessidades.
- Extensão de valores
A extensão dos valores e imagem da marca, para além dos produtos e serviços, é essencial para os negócios pautados no luxo. Algumas estratégias podem incluir colaborações com outras marcas prestigiadas ou a criação de conteúdos que reflitam os valores da marca e o estilo de vida associados àquele produto/serviço.
Considere: marcas de luxo têm o poder de gerar conexão emocional com seus clientes, criando desejo e inspiração. Isto pode ser conquistado por meio de histórias cativantes que se conectam com os valores e crenças dos consumidores deste mercado.
*Tamara Lorenzoni é empresária, mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano, bacharel e mestre em Relações Internacionais.