Entenda como funciona o cérebro na hora de que nos deixamos dominar pelo estresse
Por Aline Morandi

Você sabia que pessoas mais resilientes são menos estressadas? Ao longo de milhares de anos de evolução, nós, seres humanos desenvolvemos o sistema racional do nosso cérebro, que reside em grande parte numa área chamada “Córtex pre frontal”. Esse sistema é o que nos faz pensar de maneira lógica, planejar, raciocinar e não tomar decisões precipitadas.
Ocorre que, quando nos sentimos estressados ou perdemos o controle de uma situação, o nosso cérebro acaba sendo dominado pelo lado que chamamos de sistema límbico ou emocional.
Neste momento ocorre dentro da gente uma reação biológica, e o nosso corpo produz um excesso de cortisona, que é uma substância química associada ao estresse. É nesta hora que reagimos antes de pensar.
Mas a alguns anos atrás, percebeu-se que algumas pessoas lidavam melhor com situações de stress. Então, foi feito um estudo pelo psicólogo Richard Davidson, para avaliar a relação entre o estresse e a resiliência.
E vejam só, ele descobriu que, nas pessoas mais resilientes, o córtex pré frontal assumia o controle mais rapidamente que o sistema emocional.Na hora em que elas vivenciam alguma situação adversa, problemas, obstáculos ou algum conflito, elas conseguem racionalizar antes de se desesperarem, e por isso conseguem tomar atitudes e decisões mais coerentes.