Apesar das críticas e estereótipos, é possível criar estratégias para lidar com a Geração Z; entenda como alinhar expectativas
Por Priscila Antunes*
Ouvimos muito sobre a Geração Z ser preguiçosa. Ou que não gostam de ouvir não. Querem a resposta agora. Mas então como você consegue reter esses talentos? Como mantê-los em sua empresa e como chamá-los para trabalhar com você?
Não há resposta certa. Mas Kuppulakshmi Krishnamoorthy, Head Global da Zoho for Startups traz algumas dicas que podem te ajudar.
A Contratação
“Eles são muito práticos. Você sabe, tem um lado, muitos estereótipos, sim, que eles são preguiçosos, são privilegiados. Alguns deles até querem desfrutar de trabalhos remotos. Há muito job hopping. Tudo isso talvez esteja de um lado, mas precisamos da visão dessa Geração Z para ajudar como nossos olhos. Uma combinação dessa energia jovem com sabedoria e firmeza”, defende Kuppu.
A Geração Z cresceu em um mundo conectado e digital. E isso moldou suas perspectivas e expectativas em relação à liderança. Mas então, como se preparar e aproveitar as oportunidades desses jovens? Compreendendo as características dessa geração, os líderes atuais e futuros estarão melhor equipados para enfrentar os desafios no caminho.
Gerações que se complementam
A Geração Z é muito prática. “Se você for contratar um desenvolvedor da Geração Z, talvez ele já tenha cinco sites para mostrar o quão bom ele é em seu trabalho. Portanto, a maneira como eles encaram a carreira e o salário não é a mesma que nós”, explica a Head Global da Zoho.
Inclusive, a Fast Company fez uma pesquisa sobre o que você precisa descobrir sobre a Geração Z. Apesar de a Gen Z ser conhecida como a geração preguiçosa, não é bem assim.
Kuppu define essa combinação como música e letras: você não pode sobreviver sem o outro. Observe: você pode colaborar e aprender diretamente com essa geração cada vez mais dinâmica.
Por que importa?
“É muito importante mudar o estilo das entrevistas e ter uma conversa sobre o que eles procuram sobre o local de trabalho atualmente. Afinal, a realidade não está muito longe do que eles esperam”, diz Kuppu.
Ou seja, para trabalhar com a Geração Z, é preciso entender as diferentes realidades e perspectivas. Afinal, comunicação nunca é demais. E você precisa conversar abertamente com seus potenciais talentos e alinhar expectativas.
*Priscila Antunes para StarSe