FENINJER+

Quais são os impulsos de consumo?

Quais são os impulsos de consumo?

Quais são os impulsos de consumo?

Estudos de neuromarketing afirmam que as escolhas de compra são tomadas de modo emocional

Joalheria foto criado por senivpetro – br.freepik.com

As escolhas relativas ao consumo têm interferência de diversos setores que compõem a vida do consumidor. Afinal, temos que considerar que o comportamento é uma manifestação externa de processos psicológicos internos e de respostas aos estímulos que são processados e transformados em informações aprendidas e memorizadas.

Estudos de neuromarketing afirmam que todas as escolhas de compra são tomadas de modo emocional, sendo impossível a realização de uma compra fundamentada na razão sem influências emocionais. Para o guru do marketing, Philip Kotler, as escolhas de uma pessoa são bastante influenciadas por quatro importantes fatores psicológicos:

1 – Motivação

Uma necessidade (impulso) suficientemente forte para fazer com que a pessoa busque satisfazê-la.

2 – Percepção

Seleção, interpretação e organização das informações recebidas para formar uma visão significativa.

3 – Aprendizagem

Mudanças de comportamento sugeridas por experiências, sendo formada pela interação de impulsos, estímulos e sinais.

4 – Crenças e atitudes

Avaliações, sentimentos e tendências relativamente recorrentes de uma pessoa para com um objeto ou ideia.

O publicitário Armando Santanna destaca que o motivo imediato da ação humana é o desejo, sendo ele a expressão consciente da necessidade. “Compramos aquilo que nos agrada e não o que nos é útil somente”, destaca.

Não decidimos a compra pelo que realmente precisamos, mas sim pelo que desejamos – isto é, o que as nossas forças afetivas nos impulsionam a comprar. Os produtos valem não por suas qualidades intrínsecas, mas pelo prestígio ou satisfação que eles conferem.

Com informações de IBN e estudo ‘A Importância do Neuromarketing como Ferramenta de Descoberta das Motivações para o Consumo’, de Suzana Gomes Fernandes e Leonardo Macedo (Intercom – Sociedade Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação)

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima