Empresários terão 4 dias para buscar linhas de crédito e repactuar dívidas de capital de giro, recebíveis, financiamento de ativos fixos, entre outros
De 8 a 11 de novembro, o Sebrae promoverá um mutirão para ajudar os joalheiros sergipanos a obter crédito para investir em seus negócios e renegociar débitos empresariais. O atendimento acontecerá das 9h às 13h, na sede do Sebrae em Aracaju. A iniciativa é uma parceria com o Banco do Brasil, Banese, Caixa, Bradesco e Banco do Nordeste.
O mutirão contemplará exclusivamente as pessoas jurídicas (microempreendedores individuais, donos de microempresas e de empresas de pequeno porte), isto é, pequenos negócios com CNPJ. Dessa forma, eles terão a oportunidade de conversar com representantes das instituições financeiras para ter acesso às linhas de crédito mais adequadas às suas necessidades.
Além disto, os empresários poderão renegociar dívidas de capital de giro, cheque especial, cartão de crédito, recebíveis e financiamento de ativos fixos com condições especiais, como ampliação do prazo para pagamento, rebate de juros de dívidas vencidas há mais de 60 dias e carência para o pagamento das primeiras parcelas.
Endividamento
Segundo a pesquisa “O Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a proporção de micro e pequenas empresas sergipanas inadimplentes, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs), chegou ao menor patamar registrado em toda a série histórica, com 19%. O maior índice (41%) foi registrado entre o final de maio e o início de julho de 2020.
O estudo também mostrou que os empreendedores estão mais cuidadosos quanto à contratação de crédito. Assim, a porcentagem de MEIs e micro e pequenas empresas que procuraram empréstimos nos três meses antes da pesquisa foi de 26%. Contudo, somente quatro entre dez deles conseguiram o crédito.