Renomado publicitário Hugo Rodrigues traz insights sobre a rede social que se tornou um fenômeno, principalmente entre jovens
Por Erica Mendes
Muitas joalherias já têm presença consolidada em redes sociais como Instagram e Pinterest, mas ainda não embarcaram no TikTok.
Criado em 2016, esse aplicativo de mídia social – que permite a publicação de vídeos curtos e está disponível para Android e IOS – se tornou fenômeno, principalmente entre os jovens. Em setembro do ano passado, ele superou a marca do 1 bilhão de usuários ativos mensais em tempo recorde de apenas 5 anos. “Só para comparação, o Facebook e o Instagram demoraram 8 anos para alcançar o mesmo número”, destaca Hugo Rodrigues, Executive Chairman da WMcCann, uma das maiores agências de publicidade do Brasil.
Segundo ele, atualmente, “a plataforma já desempenha um papel relevante para a descoberta de novos produtos, e as marcas já estão explorando esta rede social para se conectarem com as audiências”.
Ele ainda pontua que “esse desejo das marcas em ser relevante no TikTok é justificado, afinal, segundo dados da própria plataforma, 73% dos seus usuários afirmam sentir uma conexão mais profunda com as marcas com as quais interagem, em comparação com outras plataformas”.
Rodrigues também comenta que a hashtag #TikTokMadeMeBuyIt ( “TikTok me fez comprar isto”, em tradução literal) somou 7,4 bilhões de visualizações em dezembro de 2021, revelando o enorme interesse do público em descobrir os produtos que mais estão bombando no momento.
A partir de diversos estudos*, o premiado publicitário compilou alguns dados mais relevantes sobre a relação entre marcas e a comunidade do TikTok . “Espero que esses insights possam ser úteis para sua empresa ter uma presença mais marcante nessa plataforma”. Confira:
- 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos;
- 72% dos usuários têm interesse em aprender mais sobre o produto ou marca ao ver um anúncio no TikTok;
- 67% afirmam que o TikTok os inspirou a comprar, mesmo quando não tinham isso em mente;
- 67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos;
- 57% dos usuários reconheceram com exatidão a marca em anúncios com áudio direto para a câmera;
- 73% sentem uma conexão mais profunda com as marcas com as quais interagem no TikTok, em comparação com outras plataformas;
- 78% concordam que as melhores marcas no TikTok são as que trabalham junto com os usuários;
- 72% participariam de uma trend/hashtag iniciada por uma marca;
- 65% dos usuários gostam quando um criador faz postagens sobre produtos ou marcas;
- 80% se identificam com o conteúdo que veem no Tiktok.
*TikTok for Business. “What´s New”. Fev/2022 / TikTok for Business. “Estudo Nielsen mostra que TikTok é a plataforma de descoberta para novos produtos e marcas”. Ago/2021