Livro mostra alta joalheria e a raridade da tanzanita

A obra revela como como a gema foi descoberta e se tornou sinônimo de luxo

Por Gabriel Moura

As mais lindas joias e a história de como foi descoberto e tem sido usado um dos mais raros minerais encontrados no planeta foram reunidos em um livro lançado nesse mês e à venda na amazon.com. A obra Tanzanite: Born From Lightning é um trabalho de dois anos do jornalista Didier Brodbeck e da ex-diretora executiva da Tanzanite Foundation, Hayley Henning, apresentando 208 páginas de joias tanzanitas únicas e exclusivas de marcas como Cartier e Van Cleef & Arpels, bem como respeitados artistas independentes como Lorenz Bäumer, Stephen Webster, Wallace Chan e Erica Courtney. O design e o layout do livro são assinados pelo designer brasileiro Ícaro Carlos, que lidera o Luxury Studio e tem experiência em trabalhar para marcas de luxo na Europa e na América do Sul.

O livro conta como a gema foi descoberta nos pés do Monte Kilimanjaro, incluindo os relatos pessoais dos primeiros garimpeiros, e como a pedra recebeu esse nome. E marca a primeira compilação de peças de tanzanita, na qual muitos dos designers e marcas participantes raramente são vistos nas páginas lado a lado.

A tanzanita é o nome popular dado a um mineral chamado zoisite azul. Desde a sua descoberta em 1967, ela se tornou uma das gemas mais intrigantes e cobiçadas do nosso tempo. Uma lenda da Tanzânia, país de origem da pedra, explica que o raio caiu uma noite em uma árvore na savana. No dia seguinte, o povo Masai descobriu as pedras que capturaram a cor azul elétrica do céu.

A Tiffany & Co teve papel fundamental no nome de batismo da gema. Buscando explorar a raridade da pedra preciosa, a marca começou a fabricar joias com o mineral. No entanto, como zoisite azul não soava muito bem, passou a comercializar a gema como tanzanita, já que, na época, só era encontrada na Tanzânia.

O livro reúne as jóias mais belas, originais dos maiores joalheiros, designers ou fabricantes que celebram esta pedra com suas criações mais grandiosas. Hayley diz que a tanzanita tem sido uma parte importante de sua vida por mais de 15 anos – sete deles à frente do TanzaniteOne, em Joanesburgo e oito com a Fundação Tanzanite, em Nova York – ajudando assim a fazer este livro completar um ciclo. “Muito do que fiz foi conectar designers e marcas aos revendedores, incentivando o uso de tanzanita para construir suas coleções e expandir seus negócios”, disse.

No livro, os leitores verão peças de joalheria que são verdadeiras obras de arte e joias únicas que nunca foram vistas antes. E aprenderão que no curto espaço de tempo que a tanzanita existe teve um enorme impacto no mundo da joalheria, e rapidamente conquistou um lugar entre as mais conhecidas pedras preciosas. Ela é tão rara quanto os especialistas dizem. Ela só é encontrada apenas em um lugar da Terra – uma pequena faixa de 4 km nas Montanhas Merelani, no norte da Tanzânia, e nos próximos 15 a 20 anos não haverá mais tanzanita. Muitas pessoas ainda se surpreendem ao saber que essa é a realidade.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado