Lojas experimentam novas tecnologias para atrair clientes da nova geração

Pontos de venda ganham recursos digitais e inovam a experiência do consumidor

Gabriel Moura

Atrair consumidores da nova geração e atualizar o público consumidor é um dos principais desafios das joalherias em todo o mundo. Buscando inovar, a Helzberg Diamonds forneceu a sete lojas um novo formato projetado especialmente para atender o público jovem, que tem como base a tecnologia. As lojas apresentam uma variedade de novos recursos digitais, incluindo a possibilidade de os consumidores experimentarem anéis usando a realidade aumentada.

As joalherias recém-formatadas – duas das quais acabaram de ser abertas e cinco que foram convertidas a partir do formato tradicional da cadeia – estrearam no Natal de 2018. Elas apresentam sinais digitais que transmitem mensagens dentro e fora da loja, possibilitam a experiência de toque virtual com realidade aumentada, e possuem uma estação onde os clientes podem criar anéis personalizados. Outra novidade nesses pontos de venda são as salas de diamantes, que contam com telas de 24 polegadas que permitem aos consumidores conferir o seu anel usando a tecnologia American Gem Society ASET.

“Nosso objetivo era evoluir o design de nossa loja e criar um ambiente visivelmente diferente e relevante”, disse Mitch Maggart, diretor de operações e corretores de lojas de Helzberg. “Além de interativo é uma experiência divertida. Queríamos evoluir a experiência da loja, mas ao mesmo tempo não queríamos deixar os clientes que já são habitués do espaço”.

A  novidade mais intrigante é a experiência de toque virtual, que é construída em torno de um tablet incorporado em uma tela. Depois que os clientes escolhem um dos mais de cem designs de anel no tablet, eles podem colocar a mão sob ele e ver uma imagem 3D ao vivo de como o anel fica no dedo. A tecnologia também já determina a medida exata do anel do cliente.

A partir daí é possível tirar uma foto da mão e enviar por e-mail ou compartilhar nas redes sociais. A tecnologia, que a Helzberg construiu a partir do zero com a ajuda de fornecedores externos, foi projetada para ser usada com ou sem um vendedor da loja. Helzberg tem atualmente mais de 200 pontos de venda. Embora a empresa espere expandir o formato da próxima geração, não sabe se esse novo formato se tornará padrão.

“Vamos avaliar quais elementos da loja funcionam”, diz o diretor. “Como qualquer protótipo, vamos fazer ajustes no design. É difícil dizer se vamos distribuir isso para todas as nossas lojas. mas estamos muito encorajados por este design, pois tem tremendo potencial para nós”

As sete lojas da próxima geração estão localizadas em Glendale e Sacramento, Califórnia; Wilmington, Del; Roseville, Minn; Greenville, SC; Arlington e Fort Worth, Texas. Duas delas estão em locais fora do shopping e cinco em shoppings. Maggart diz que está se tornando cada vez mais comum para lojas de shopping apresentarem elementos digitais. “Os shoppings estão mudando. Eu acho que todos os desenvolvedores chegaram à conclusão de que os shoppings precisam ser experienciais, ter presença digital é muito comum agora”.

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