Pinterest destaca os temas em evidência em 2020

‘Gênero neutro’ e ‘consumo consciente’ são algumas das principais tendências do relatório anual da rede social de compartilhamento de fotos

Por Erica Mendes

Anualmente, o relatório Pinterest 100 mostra as mudanças culturais mais significativas e suas alterações no comportamento do consumidor.

O estudo deste ano aponta as 100 tendências emergentes divididas em 10 temas, que correspondem aos desejos e às novas ideias que estão despertando a curiosidade dos internautas no mundo todo.

A análise foi baseada na comparação entre o número de pesquisas globais feitas na rede social entre agosto de 2017 a julho de 2018 e entre agosto de 2018 a julho de 2019, ressaltando as temáticas que apresentaram crescimento ascendente e consistente.

1.    Além do binário

As pessoas estão à procura de opções mais neutras de gênero para necessidades diárias e eventos marcantes. Em resposta a isso, mais empresas em todo o mundo estão lançando produtos inclusivos que evitam rótulos e cores associadas a um gênero.

2.    Consumo consciente

O consumo consciente se mantém extremamente em alta, mas agora, além de uma preocupação com resíduos poluentes, as pessoas estão reavaliando o impacto que causam, adotando um estilo de vida com menos desperdício, fazendo trocas ecologicamente corretas e consumindo em menor escala. O uso por artigos de moda de segunda mão, por compra ou locação, é uma das principais manifestações de consumo consciente.

3.    Encontrando equilíbrio

O bem-estar é agora tido como um ‘mantra’ na busca de hábitos simples para combater o estresse, a ansiedade e a fadiga. É uma busca diária por doses de vibrações positivas. Aqui destacam-se a desintoxicação das redes sociais, o fenômeno das playlists para melhorar o humor, a arteterapia como forma de se sentir mais equilibrado e menos estressado e a aromaterapia.

4.    No conforto do lar

 ‘Realmente não há lugar como o lar’, principalmente agora que ele também concentra seu escritório e sua academia. As novas tecnologias e políticas flexíveis de escritório estão permitindo que as marcas proporcionem experiências que se estendam às casas dos consumidores.

5.    Inspiração sem fronteiras

Já não é mais necessário ter um passaporte para ter contato com outras culturas. Pessoas comuns, artesãos, chefs, decoradores, entre outros, compartilham suas histórias e seus trabalhos pelas mídias sociais. Os contos de herança e tradição cruzam o globo, inspirando outras pessoas a experimentar coisas novas.

6.    Animais mimados

Os pets são considerados membros da família e, muitas vezes, o tratamento é ainda melhor para os familiares de quatro patas. Cada vez mais, os millennials estão deixando de lado eventos tradicionais, como casamentos, e se preocupando mais com os mascotes. A expectativa é que mais hábitos humanos cheguem ao mundo dos animais de estimação.

7.    Turismo responsável

As pessoas continuam buscando aventuras, mas querem maneiras mais responsáveis de fazer isso acontecer: elas procuram reduzir o impacto ao explorar novos lugares, adotam métodos de trânsito mais limpos, ou até mesmo, ficam em casa ao invés de viajar longas distâncias. Outros ainda, preocupados com o impacto cultural, evitam locais superlotados e escolhem destinos com turísticos menores.

8.    De volta à natureza

A natureza é o antídoto perfeito para se desconectar dos dispositivos eletrônicos e se recuperar da fadiga digital, da iluminação artificial e da cultura do sedentarismo. Apreciar o ar livre pode diminuir o estresse e aumentar a energia. Para alguns, até mesmo as plantas nas áreas internas parecerem como um sopro de ar fresco.

9.    Tudo espacial

O turismo espacial finalmente parece algo real. À medida que as empresas se preparam para potenciais datas de lançamento, as pessoas estão viajando em devaneios espaciais. Um impulso extra vem do foco atual em temas educacionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A mistura entre ciência e imaginação também é assunto entre as crianças. Dica: a procura por pares de brincos e piercings com o tema de constelação aumentou 112%.

10. Direto dos anos 90

As referências aos anos 90 estão por todas as partes, das passarelas até os dispositivos retrô. Isto porque para muitos, é uma viagem nostálgica à uma época mais ‘leve’. O tempo está passando para os millennials, que já estão revivendo boas memórias. Já a geração Z está descobrindo pela primeira vez a cultura dos anos 90 e adicionando um toque especial à essa tendência.

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