Por que chatbots já são uma obrigação para o e-commerce?

Por Carlos Paranhos

chatbots no e-commerce
Foto: Pexels

A transformação digital do mercado trouxe diversos benefícios, os quais são usados por todos os setores da indústria, inclusive no e-commerce. Por falar nisso, sabia que os chatbots já são uma obrigação para o e-commerce? Se a sua empresa se encaixa nesse setor, tenha a certeza de que o seu concorrente já faz uso dessa ferramenta.

De acordo com uma pesquisa feita e divulgada no site Simply, 40% das empresas acham que a transformação digital trouxe o aumento da eficiência operacional, enquanto 35% responderam que agora possuem a habilidade de alcançar e superar as expectativas dos clientes.

Isso porque os bots trazem inúmeros benefícios para quem está no digital, e é capaz de se adaptar diante das mais variadas situações e mudanças de comportamento do consumidor. Quer saber como? Mostrarei logo a seguir ao explicar que a transformação digital já é realidade e como a sua empresa pode obter mais escalabilidade com esses robôs.

 

O que os chatbots têm a ver com a transformação digital?

Na verdade, ambos os conceitos estão fortemente relacionados, até porque sem a transformação digital não haveria chatbots. Sendo assim, um dos principais motivos de utilizar os bots em meio a transformação digital é a presença online.

Isto é, a sua marca estará presente no mundo digital com um site de compras e por meio das contas nas redes sociais. A grande vantagem disso é que o consumidor poderá achar o seu negócio a qualquer momento e entrar em contato com o bot implantado por você 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Entretanto, não basta apenas estar online — é preciso oferecer uma experiência de qualidade. Afinal, o objetivo é vender um produto ou serviço online e nada mais justo que oferecer uma boa experiência de compra como se fosse no presencial.

 

Afinal, quais são os benefícios do bots no e-commerce?

Os softwares capazes de simular um atendente humano por meio da inteligência artificial possibilitam um atendimento automatizado, mas com linguagem natural. Esse já é o primeiro benefício e além do mais, ele pode ser implantado tanto no site, quanto nas redes sociais, como no Facebook Messenger.

Um grande benefício que torna o bot em uma obrigação para a sua empresa é a melhora da comunicação com o cliente. Afinal, ter uma comunicação clara e direta com um comprador é um dos principais objetivos de quem sabe da importância de reter clientes.

 

Por isso, entenda os benefícios ao implantar essa ferramenta:

gerar leads;

gerar banco de dados com informações completas sobre a clientela;

aumentar ou criar interação com a marca;

realizar pesquisas de satisfação;

fidelizar clientes;

enviar informações e conteúdos;

realizar compras;

dar suporte no pós-venda;

tirar dúvidas frequentes ou não;

diminuir o tempo de espera do consumidor;

diminuir custos da empresa, pois exclui a necessidade de contratar mais funcionários para atender um grande volume de pessoas;

ter um local de compras que funcione 24 horas por dia;

proporcionar um atendimento personalizado e boa experiência de compras;

aumentar vendas e muito mais.

Isso nos leva a crer que a utilização de chatbots já é obrigação para qualquer empresa de e-commerce quando o objetivo é obter escalabilidade de negócio, concorda?

 

Posso usar o chatbot internamente?

Além disso tudo, os chatbots podem ser usados na comunicação interna das empresas, sabia? O software vale a pena no ambiente interno, pois tem facilitado cada vez mais o trabalho do RH e do endomarketing, sendo esses os responsáveis pela comunicação e repasse de informações com os colaboradores.

Para entender melhor, saiba os principais benefícios de obtê-lo junto aos seus funcionários:

comunicação direta e facilitada;

otimização no relacionamento entre os departamentos;

melhoria nos projetos do RH, pois ajuda com a alta demanda;

atendimento 24 horas;

capacidade de realizar atualizações cadastrais dos colaboradores;

Automatização e personalização na solução de dúvidas frequentes.

Quais são os primeiros passos para implementá-lo?

Já que os benefícios são tantos, o que torna a ferramenta obrigatória nas empresas, quais são os primeiros passos para implementá-la? A melhor maneira de construir um bot é contar com uma plataforma de apoio de construção de chatbot.

Por meio dela, pode-se definir o objetivo do robô, escalar a utilização depois de muitos testes e escolher o canal em que ele será implementado. Para isso, é preciso saber onde está o seu público-alvo e saber que até no WhatsApp é possível implementar o software.

As contribuições para o atendimento, marketing, endomarketing e vendas são muitas e elas devem ser, sem dúvidas, aproveitadas por todas as empresas que almejam crescer.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado