Tecnologia nano-laser chega para marcar de diamantes

Inovação promete eliminar fraudes nas gemas e melhorar a rastreabilidade

Gabriel Moura

Uma nova tecnologia para rastreabilidade, medição das experiências de consumo relacionadas à smartphones e que também ajuda na revitalização dos mercados de financiamento de diamantes acaba de chegar ao setor joalheiro.

A ferramenta foi batizada de DiamTek, segundo a assessoria de empresa, Scarselli Diamonds, comerciante de diamantes lapidados e de joias, e Benoit JP Flammang, CEO da Beninvest. As duas empresas registraram patentes relacionadas à marcação nano-laser e tecnologias baseadas em Blockchain, que visam eliminar fraudes, melhorar a rastreabilidade e revitalizar a disponibilidade de financiamento na indústria de diamantes.

As patentes concentram-se na marcação nano-laser de diamantes e seu registro em blockchains baseados em permissão. Essa tecnologia permitirá que joalheiros, banqueiros, casas de penhores, seguradoras e o público em geral usem um aplicativo patenteado de smartphone ativado por voz, alimentado por Inteligência Artificial que usa a câmera para ler as tags e obter todas as informações correspondentes sobre a gema. Isso não apenas confirmará a origem, verificará a rastreabilidade e evitará fraudes, mas ajudará a estabelecer um mercado confiável para provedores de serviços auxiliares para a indústria de diamantes e o público em geral. O tag nano-laser não afeta a clareza ou a cor do diamante, conforme padrões universais gemológicos.

A etiquetagem DiamTek, o registro de blockchain e a leitura inteligente de smartphones estão no centro das tecnologias de patente pendente que também cobrem plataformas de financiamento de diamantes DiamTek com etiquetas e registrados; um ativo digital, troca de tokens “zero-trust” por diamantes DiamTek, que visa impulsionar o comércio mundial ao igualar um token a um diamante.

“Essa tecnologia melhorará drasticamente a experiência do consumidor, concentrando-se nos millennials e capacitando-os através do uso do aplicativo de celular para acessar todas as informações relacionadas, incluindo características e história, dos diamantes”, diz Bruno Scarselli da Scarselli Diamonds.

Segundo ele, a DiamTek também revitalizará o financiamento na indústria de diamantes. Isso significará o financiamento de ativos unicamente identificáveis ​​e rastreáveis. “As patentes registradas estão abordando soluções que terão impacto sobre todos os players da indústria de diamantes, do meu para os consumidores alfabetizados em smartphones”, avaliou o executivo.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado