Tecnologia para detectar diamantes fabricados está se tornando mais acessível

Empresa sueca cria aplicativo que indica se o diamante é sintético e ganha prêmio pela inovação

Débora Rodrigues

Os diamantes produzidos em laboratório continuam a ser uma preocupação para o mercado joalheiro. Agora, uma empresa sueca acaba de receber uma premiação, o Red Dot Award, por apresentar o aplicativo GemPen: uma inovadora ferramenta de triagem que possibilita distinguir gemas naturais daquelas produzidas em laboratório.

A indústria de pedras preciosas tem lidado com essa questão há tempos, tentando entender como o mercado se comporta. Por enquanto, ainda há receio quanto à entrada dos sintéticos. Assim, a ferramenta GemPen foi desenvolvida devido à crescente insegurança na validação de diamantes, principalmente porque as pedras criadas estão se tornando comuns.

O GemPen, juntamente com ajudas complementares, permite ao utilizador identificar sofisticados diamantes sintéticos, poupando tempo valioso no processo de avaliação. O Red Dot Design Award se estabeleceu como um dos mais procurados selos de qualidade para um bom design, com contribuições vindas de todo o mundo. O GemPen foi projetado pelo Studio Doms em estreita colaboração com a Gemometrics.

David Doms, designer de produtos da GemPen, disse: “Estamos muito orgulhosos por sermos um player ainda pequeno, mas que apresenta um nível de design de produto igual ao da Samsung, Apple e Sony, vencedores anteriores do Red Dot Design Award. Além de ser uma importante marca de qualidade para nós, mostra aos nossos usuários que há uma grande preocupação por trás do produto”.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado