FENINJER+

Aliança digital é destaque no primeiro casamento brasileiro no metaverso

Aliança digital é destaque no primeiro casamento brasileiro no metaverso

Aliança digital é destaque no primeiro casamento brasileiro no metaverso

Noivos escolheram joia em formato de donut cravejado de diamantes

Por Erica Mendes

Foto: Reprodução

No último sábado, 19, aconteceu o primeiro casamento brasileiro no metaverso. O casal Rita Wu (apresentadora e especialista em tecnologia da CNN),  e André Mertens (especialista em UX), escolheu o universo digital da Decentraland (MANA) para oficializar a união. E claro que não poderia faltar o símbolo máximo de representação da união: as alianças. Porém, a joia não é nada convencional.

Seguindo a vibe da experiência virtual imersiva que o metaverso proporciona com diversas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas, as alianças também são digitais.

Os noivos optaram pela joia no formato de donut (não foi à toa, afinal o doce é redondo como uma rosquinha, lembrando a circunferência da aliança), mas quem pensa que ela não tem valor algum, está enganado.

Cravejado de diamantes, o ‘donut’ tem seu preço atrelado a um criptoativo que segue a mesma cotação da pedra preciosa no mercado. Portanto, tem lastro real em diamantes via Token.

Sobre o casamento e a festa

A cerimônia foi realizada pelo historiador Leandro Karnal em uma igreja virtual, apadrinhada pelo Outback Steakhouse.

Os pombinhos formalizaram a união através de smart contract e distribuíram cerca de 300 NFTs (tokens não-fungíveis) aos convidados (que marcaram presença por meio de seus avatares) no site do evento – via wallet digital. Já os padrinhos, foram presenteados com uma série especial de NFTs.

As roupas dos noivos eram da estilista Fernanda Yamamoto, que existem no mundo real, mas foram transformadas em wearables para os respectivos avatares do casal.

A cerimônia durou cerca de 15 minutos e, logo depois, todos foram ‘teletransportados’ para uma discoteca (em um outro espaço do Decentraland), que também foi customizada com as cores escolhidas pelo casal. Lá a festa foi conduzida pelo DJ Patrick Tor4 por, aproximadamente, 01 hora.

Todas as despesas – menores do que se fosse para um casamento na realidade física – foram pagas com criptomoedas, que é a forma como se dão as transações financeiras dentro de metaversos.

Para conferir trechos do matrimônio – que teve praticamente todos os detalhes de uma cerimônia convencional presencial como, por exemplo, um guest book para todos os convidados assinarem -, acesse o perfil da noiva no Instagram, @ digwu, e veja os Destaques ‘Metawedding’ e ‘Metawedding2’.

Do digital para o mundo real

Como um dos ‘padrinhos’ do evento, o Outback, em parceria com startup Deboo, presenteou noivos e convidados com gift cards que podem ser usados em seus restaurantes do mundo real. A marca também realizou ações especiais para todos os participantes do jogo que acompanharam a cerimônia. Além de ter um QR Code para seu delivery e para sua Espera Digital, a rede disponibilizou um outro QR Code especial com um voucher da sua famosa cebola gigante e dourada ‘Bloomin’ Onion’, que pode ser trocado em qualquer um de seus restaurantes na compra de um aperitivo ou prato principal.

Foto: Reprodução

“Esse é mais um modo de nos conectarmos com a comunidade, proporcionando também a experiência Outback nas suas second lifes, interligando com a experiência real e, assim, nos mantermos sempre mais perto do nosso público”, disse Cristiane Berna, gerente de Trade Marketing do Outback Brasil.

Já Léo Brazão, co-fundador e sócio da Deboo, destacou: “A economia digital já é uma realidade. E, por mais que exista pouquíssimo ou nenhum consenso sobre o que realmente é o metaverso, nos próximos anos veremos cada vez mais interações tecnológicas na nossa vida, que nos ajudarão a acessar ´outros´ universos de forma mais orgânica e intuitiva. E ativações como essa no primeiro casamento brasileiro no metaverso mostram que com criatividade para inovação e disponibilidade de tecnologia é possível aproximar marcas modelos de negócios conectado aos seus valores e à entrega de resultados financeiros reais”.

Como entrar no metaverso

Para quem quer saber como entrar no metaverso, clique aqui e veja um vídeo bem didático que a Rita gravou no TikTok para seus convidados.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima