FENINJER+

Alta joalheria usa o lúdico para criar peças transformáveis

Alta joalheria usa o lúdico para criar peças transformáveis

Alta joalheria usa o lúdico para criar peças transformáveis

Versatilidade é o caminho do novo luxo

Por Gabriel Moura

O mundo da alta joalheria tem usado suas habilidades para transformar peças ou componentes dela em outra. Versatilidade é o conceito que rege essa tendência. Assim, graças ao design, uma tiara pode se transformar em um colar e partes dela podem ser usadas como brincos, broches e muito mais.  

As joias multifuncionais e transformáveis são, sem dúvida, as peças mais complicadas que uma casa pode fazer. No entanto, esses lindos itens colecionáveis também inspiram construções imaginativas nas quais elementos de diamante se destacam e se ligam; portas revelam um motivo oculto; ou uma dobradiça gira para mostrar algo extraordinário e requintado.  

As maisons estão cada vez mais criativas e dispostas a se superarem quando se trata de brincar com suas criações. Abaixo, veremos alguns exemplos dessas joias que se tornam obras-primas transformáveis, sem perder de vista a proposta de ser incrivelmente luxuosas.

Van Cleef & Arpels  

A Van Cleef & Arpels demonstra essa mágica escondida em jóias secretas e transformáveis desde 1950, com a produção do colar Van Cleef & Arpels Zip. A peça se transformava em uma pulseira, abrindo e fechando como um zíper. A maison francesa revisita a arte do lúdico na coleção Le Secret com o anel Fleur bleu, cuja parte superior gira e sobe para revelar a citação gravada em ouro de Oscar Wilde: “Une vie sans amour est comme un jardin sans soleil”, que traduzido significa: “Uma vida sem amor é como um jardim sem sol”

A linha Le Secret também traz o colar Oiseau sur la branche, que pode ser usado de três maneiras diferentes. A parte central da bela peça contém um rouxinol esculpido que é revelado pelo deslizamento de uma bela porta de diamante.

Algumas peças da coleção não precisam de mecanismos para se transformar em algo totalmente diferente. O broche Colombe Mystérieuse, por exemplo, pode ser usado em ambos os lados e apresenta uma pomba em voo com uma carta de amor. Ao virá-lo do outro lado, a mesma pomba detalha sua plumagem e segura uma rosa, antes escondida.  

 

Cartier

O colar transformável Hyperbole faz parte da coleção Résonances de Cartier. A peça traz uma esmeralda colombiana de 140 quilates em seu coração. E ela é formada por áreas ondulantes e padrões geométricos que se convertem em uma tiara.

Chopard

O colar Garden of Kalahari se transforma em quatro variações. Dois dos seus pingentes – com o coração e diamantes em forma de pera – podem ser usados anexados aos brincos em uma versão curta ou longa.

Boucheron

As vastas extensões de terra inspiraram a coleção Hiver Impérial. Mas o ponto alto da coleção foi o diamante Flocon Impérial e colar de cristal de rocha que compreende partes destacáveis. A peça impressionante pode ser desconstruída de sete maneiras e ainda se transformam em um par de brincos, um anel, um broche e quatro ganchos de cabelo ornamentados.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima