FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

As principais inovações de sustentabilidade no setor joalheiro

As principais inovações de sustentabilidade no setor joalheiro

As principais inovações de sustentabilidade no setor joalheiro

Sustentabilidade e diversidade, as novas demandas do mercado que as joalherias precisam estar atentas 

Por Clara Lemos

Foto: Pexels

O setor joalheiro está em constante transformação, pois precisa se adequar às necessidades dos novos consumidores. Hoje o perfil dos amantes de joias é outro, composto por mulheres independentes, jovens preocupados com causas ambientais e diversidade. Por isso a adaptação é necessária. Nomes como Harry Styles demonstram que a fluidez de gênero precisa estar no radar das joalherias, como demais inovações.

A sustentabilidade é outra pauta bastante debatida no mundo das joias, que está de olho em certificações importantes como a Responsible Jewelry Council (RJC), que dita os padrões de direitos humanos, impacto socioambiental e ética na produção de joias, com grandes marcas como membros, como Cartier e Tiffany. Outras técnicas utilizadas na joalheria sustentável são o rastreamento de diamantes e o ouro reciclado.

Além disso, o blockchain é a novidade do ramo, que usa a tecnologia para rastrear e garantir a procedência de cada material que compõe uma joia e todo o percurso feito por ela até chegar ao consumidor final, o que aumenta a confiança das novas gerações em adquirir joias. A Bulgari está investindo em seu próprio sistema de blockchain, a Aura, que promete revolucionar a joalheria sustentável.

Compartilhar
Rolar para cima