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Como as macrotendências comportamentais influenciam na realização de negócios

Como as macrotendências comportamentais influenciam na realização de negócios

Como as macrotendências comportamentais influenciam na realização de negócios

Entenda os conceitos de tendência, onda e moda e os seus respectivos poderes de gerar inovações

Por Luis Rasquilha

Muito se fala sobre Tendências e como elas ainda são confundidas com Ondas e Modas. Vamos a uma breve definição do que cada um destes conceitos representa:

  1. As Ondas nos dizem o que está ocorrendo agora. Seu potencial para gerar inovação é zero.
  2. As Modas nos dão a indicação do que aplicar agora e durante algum tempo, cerca de 1 ou 2 anos. Seu potencial para inovação é médio-baixo.
  3. Já as Tendências, que representam as mentalidades do consumidor e são duradouras, nos dão pistas e insights sobre o que desenvolver e fazer agora e para o futuro.  Seu potencial para gerar inovação é altíssimo.

Quando falamos de Tendências e Mentalidades do Consumidor, não estamos avaliando se elas são boas ou más para os negócios, mas, sim, de como os consumidores estão sentindo e se comportando com relação a uma determinada conjuntura – social, política, econômica, tecnológica etc.

Sempre que abordamos as Tendências, é inevitável não falarmos também de Coolhunt, que é a observação e o registro disciplinado de acontecimentos e fenômenos: sociais, culturais e comportamentais; de marketing (produto e serviço); e comunicação e marca. O Coolhunt não é o fim, mas o meio para chegar a dois objetivos muito importantes: identificar e acompanhar a evolução das Tendências, e buscar insights que ajudam a gerar inovação e criar vantagens competitivas aplicáveis – sólidas e sustentáveis – para quem as analisa e aplica.

Portanto, o entendimento do que são Tendências e Coolhunts e a suas aplicações aos negócios podem e devem ser uma arma extremamente forte e confiável para trazer vantagens de curto, médio e longo prazo – mas exigem, ao mesmo tempo e como condição básica para tal, a existência de uma disciplina de pensamento e conversão de Tendências em insights que possa, de fato, resultar em negócios verdadeiramente inovadores.

O modelo da imagem acima considera os objetivos de negócio e as Tendências como os principais inputs do processo de inovação, cruzando o que uma empresa necessita atingir com as mentalidades dos consumidores a partir de Trends selecionadas como fonte de insights iniciais segundo cada caso e briefing. Na sequência,  são desenvolvidas as bases iniciais de inovação, que são submetidas ao crivo dos recursos e capacidades existentes e necessários para levá-las a cabo e, só assim, chegar-se aos verdadeiros Insights de Inovação: aqueles que são realmente aplicáveis, em linha com os objetivos e oportunidades de negócio de uma empresa e, sobretudo, que agreguem valor tanto para a empresa como para os seus consumidores.

O poder das tendências e mentalidades do consumidor de gerar inovação para os negócios é ilimitado, desde que bem estudadas e aplicadas. E vamos fazer isso, sempre!

Luis Rasquilha é presidente & CEO da Inova Consulting e CEO da Inova Business School. Ele tem 20 anos de experiência em marketing, inovação e tendências de negócios, atuando na Europa, EUA, África e América do Sul. É colunista da Rádio CBN, professor da FIA (USP) e autor e co-autor de 20 livros técnicos. Em sua formação acadêmica, destacam-se Disruptive Strategy (Harvard Business School), Strategic Management (Copenhagen Business School) e Creativity & Design Thinking (Stanford University).

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