Ferramentas prometem ajudar o varejo a personalizar as compras online e a modernizar as operações, visando melhorar as experiências de atendimento ao cliente
Na semana passada, durante a NRF 2024, o Google Cloud apresentou suas novas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial generativa para ajudar o varejo a personalizar as compras online, modernizar as operações e transformar as implantações tecnológicas nas lojas.
Essas inovações têm como objetivo otimizar o desempenho dos varejistas tanto nos sites como em aplicativos, e permitem agilizar as experiências de atendimento ao cliente, assim como modernizar os catálogos de produtos. Elas são integradas por meio do Vertex AI Search for Retail, plataforma do Google Cloud baseada em grandes modelos de linguagem (LLM), enquanto o Google Distributed Cloud Edge, novo portfólio de soluções de hardware e software, aprimora a capacidade computacional e armazenamento de informações das lojas físicas.
Inteligência Artificial Gerativa e experiências personalizadas
A nova solução Conversational Commerce integra de forma simples e rápida agentes virtuais generativos nos sites e aplicativos das lojas, possibilitando a criação de agentes capazes de manter conversas com potenciais compradores em uma linguagem natural que entenda suas preferências e ofereça opções de produtos mais precisos. Esta nova solução pode ser executada na plataforma Vertex AI do Google Cloud ou ser integrada aos aplicativos de gerenciamento de catálogo existentes de um varejista, além de usar modelos de IA generativa do Google Cloud, bem como ferramentas como o Vertex AI Search e Conversation.
O Google Cloud também apresentou um novo recurso de LLM no Vertex AI Search for retail, um produto que oferece aos varejistas pesquisa, navegação e recomendações com qualidade do Google incorporadas nativamente em suas vitrines digitais. Com isso, os varejistas passam a ter a possibilidade de ajustar um LLM de acordo com o seu catálogo de produtos exclusivo e padrões de pesquisa dos compradores, melhorando sua capacidade de apresentar produtos relevantes às consultas dos clientes e melhor classificando os produtos potenciais como adequados para qualquer termo de pesquisa.
Transformação de processos: atendimento ao cliente e gerenciamento de catálogo
Alimentada por uma série de tecnologias de IA generativa, incluindo Vertex AI, a nova solução de modernização do atendimento ao cliente do Google Cloud pode ajudar os varejistas a melhorarem o autoatendimento e o envolvimento do cliente. A oferta se integra ao CRM do varejista, ajudando o varejista a implantar agentes baseados em IA que são alimentados pelos grandes modelos de linguagem do Google Cloud. Esses agentes auxiliam em tarefas como fornecer recomendações personalizadas de produtos, agendar compromissos ou verificar o status dos pedidos, além de aproveitar os recursos avançados de IA para tradução de idiomas do Google Cloud, ajudando a personalizar a experiência de atendimento ao cliente. A novidade também contribui para aumentar a produtividade dos funcionários com resumo de conversas com clientes por chat baseado em IA, uma interface única para consolidar informações internas para agentes de atendimento ao cliente e sugestões de resposta em tempo real com base no conhecimento dos recursos internos do varejista.
Essa ferramenta permite gerenciar simultaneamente vários canais de atendimento ao cliente, como e-mail, mensagens de texto, ligações e chat online, e alternar entre canais durante as interações de atendimento. Já a nova função de enriquecimento de conteúdo e catálogo simplifica e acelera a catalogação de produtos, economizando custos e tempo. Ela combina as tecnologias do Google Cloud para criar e analisar imagens de produtos e textos descritivos e gerar conteúdo de forma automática, como descrições envolventes de produtos, metadados de produtos, linguagem amigável para SEO e muito mais. A solução também inclui uma interface de usuário web fácil de usar para que equipes não técnicas revisem e gerenciem o conteúdo gerado.
Modernização nas lojas: uma solução combinada de hardware e software
A partir de agora, o Google Distributed Cloud Edge, a oferta de hardware e software totalmente gerenciada do Google Cloud, tem uma configuração focada no varejista para ajudar as marcas a oferecer experiências modernas aos clientes com IA em milhares de locais com pouca ou nenhuma conectividade à Internet. Assim, os varejistas têm a possibilidade de economizar recursos de TI valiosos com três servidores de formato pequeno gerenciados pelo Google Cloud e que podem ser convenientemente instalados em qualquer loja, coletando análises abrangentes da empresa e até simplificando operações essenciais.
Os novos produtos estarão disponíveis globalmente durante o primeiro trimestre de 2024, sendo que o Google Distributed Cloud Edge já está disponível em alguns países, no qual o Brasil consta na lista. Já o novo LLM no Vertex AI Search já está disponível para varejistas qualificados em public preview, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.
Case: Victoria’s Secret criará novas experiências de compras através da IA
A Victoria’s Secret & Co. (VS&Co) usará a IA do Google Cloud e as tecnologias de IA generativa para criar experiências de compras on-line mais personalizadas e inclusivas para seus clientes globais. A marca irá explorar um novo assistente de conversação criado com a Vertex AI, com o objetivo de fornecer aos compradores recomendações de produtos personalizadas e conselhos úteis com base em preferências pessoais e experiências de vida, ajudando os clientes a pesquisar, encontrar e descobrir produtos relevantes de forma mais rápida e fácil. Essas novas iniciativas tecnológicas baseiam-se na tecnologia Vision API Product Search, do Google Cloud, que ajuda os usuários a encontrar um produto específico, simplesmente colocando uma imagem na barra de pesquisa do site. A companhia também está explorando ativamente maneiras estratégicas de integrar as tecnologias de IA de ponta do Google Cloud para elevar suas operações internas.
Com informações de CNDL e Varejo S.A