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Tecnologia que traz transparência: a importância de manter seus clientes sempre informados

Tecnologia que traz transparência: a importância de manter seus clientes sempre informados

Tecnologia que traz transparência: a importância de manter seus clientes sempre informados

A transparência na logística de entrega do produto é essencial gerar confiança ao cliente em relação à marca, ajudando, inclusive, na sua fidelização 

Por Bernardo Fraga*

Imagem de Freepik

Em um cenário de constante evolução e crescente aderência do e-commerce, a transparência na logística desempenha um papel central, senão crucial, na satisfação do cliente. A sinergia entre a tecnologia e os processos logísticos oferece aos consumidores uma visão detalhada do status de seus pedidos, resultando em uma jornada de compra mais informada e tranquila.

Neste sentido, entenda abaixo como a transparência logística pode beneficiar e alavancar a experiência do seu consumidor final e como a tecnologia exerce esse papel tão importante de integração:

Rastreamento em tempo real

A capacidade de rastrear um pedido em tempo real é mais do que apenas um recurso. É uma maneira de proporcionar ao cliente a sensação de estar presente em cada etapa da jornada de seu produto. Desde a origem no centro de distribuição até a entrega final, cada movimento pode ser acompanhado, transmitindo confiança e segurança ao consumidor.

Microstatus do pedido

Cada fase do processo logístico, desde a criação de etiquetas até a emissão de notas fiscais, pode ser monitorada pelo cliente. A disponibilidade de informações detalhadas ajuda a criar uma experiência personalizada, mostrando que a empresa se importa com cada etapa do pedido, não apenas os processos mais “expressivos”, digamos assim.

Análise de estoque em tempo real

A transparência nos estoques é um aspecto crucial para o cliente. Informações atualizadas sobre o inventário, desde detalhes do SKU até a disponibilidade do produto, são fundamentais para garantir a confiança e a certeza de que o produto desejado está disponível. Não apenas isso, permite também a tomada de decisões mais rápidas e eficazes, evitando gargalos de produção e, principalmente, a escassez de produtos perante uma data comemorativa de grande demanda.

Tracking personalizado

O sistema de rastreamento personalizado oferece uma conexão mais direta com as informações do pedido. O cliente pode identificar a transportadora, a data e hora da última atualização, detalhes específicos do pedido e o endereço de entrega. Essa transparência direta reforça a confiança do cliente no processo de entrega. Essa personalização pode ser aplicada também à identidade visual da plataforma, conforme comunicação do cliente, para passar mais credibilidade e confiança, já que o cliente na maioria das vezes conhece a marca, e não a transportadora ou operador logístico.

Comunicação direta com o cliente

Através de uma plataforma intuitiva, os clientes têm acesso a relatórios detalhados, rastreamento de produtos e monitoramento de estoque. Essa interação contínua e transparente aproxima o cliente das operações, permitindo-lhes estar completamente informados sobre o status de seus pedidos.

A facilidade de acesso a informações precisas sobre o status dos pedidos não apenas gera confiança, mas também fortalece o relacionamento entre empresa e consumidor. Oferecer uma experiência de compra transparente e informativa é crucial para a satisfação e a fidelização do cliente.

*Bernardo Fraga, da Platinum Log, para E-commerce Brasil

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