FENINJER+

Mudanças de valores: o que é luxo para a Geração Z?…

Mudanças de valores: o que é luxo para a Geração Z?…

Mudanças de valores: o que é luxo para a Geração Z?…

Autenticidade, personalização, sustentabilidade, consumo consciente, inclusão, diversidade, tecnologia e inovação, esses são alguns dos tópicos que permeiam os hábitos de consumo dessa geração

Image by freepik

Por Victor Campos*

A Gen Z está redefinindo o conceito de luxo de forma marcante. Se antes o luxo estava ligado à ostentação e ao exagero, ele agora passa a ser associado a valores, experiências e autenticidade.

A padronização do luxo já não impressiona mais. Para eles, o luxo é ter algo só seu — que conte sua história ou combine com seu estilo. Isso reforça uma identidade individual e única. Segundo a pesquisa Consumer Lifestyles, 46% dos brasileiros disseram que preferem gastar em experiências a adquirir bens.

Outro levantamento, conduzido pela Censuswide no Reino Unido, mostra que a sustentabilidade também desempenha um papel importante na tomada de decisões dessa geração, cerca de 63% da Gen Z, 62% dos Millennials dizem estão dispostos a pagar mais por itens feitos de forma ética e sustentável.

Essa nova tendência dos hábitos de consumo da Geração Z, é um comportamento internacionalizado, onde diversas marcas de luxo estrangeiras estão na vanguarda com ações e campanhas voltadas para atender os desejos dessa nova geração.

Experiências 360

Tiffany, Prada, Louis Vuitton, Dior e Gucci são alguns dos exemplos de marcas de luxo de moda que estão vinculando sua marca a uma experiência única e exclusiva. Com a promoção de cafés e restaurantes de luxo, os clientes podem usufruir de serviços vinculados à marca sem perder o requinte e o prestígio que essas empresas carregam.

Personalização e exclusividade

A Nike, Adidas e Asics são exemplos de marcas desse nicho que se utilizaram da personalização para garantir a exclusividade de seus produtos junto a essa geração.

A Nike oferece a plataforma “Nike By You”, permitindo que os consumidores personalizem modelos clássicos de tênis, escolhendo cores, materiais e adicionando textos personalizados.

Já a Adidas e a Asics estão abraçando a tendência da “Caotic Customization”, oferecendo eventos de personalização e peças únicas feitas à mão. Essa abordagem permite que os consumidores expressem sua individualidade por meio de designs únicos e criativos.

Sustentabilidade

A Coach e a Chanel são exemplos de marcas que viram na sustentabilidade a oportunidade de conquistar o público da Gen Z que busca consumir produtos de maneira consciente e com mais responsabilidade.

A Coach lançou a sub-marca Coachtopia, focada em design circular e sustentabilidade. Os produtos são feitos com materiais reciclados e sobras de couro, visando o desperdício zero. A marca também criou a “Coachtopia Beta Community”, envolvendo jovens consumidores no processo criativo.

A Chanel comprometeu-se a utilizar 100% de eletricidade renovável até 2025 e a reduzir o uso de transporte aéreo em favor do marítimo. A marca também lançou a linha de beleza N°1 de Chanel, focada em ingredientes naturais e embalagens sustentáveis.

Inclusão e Diversidade

A MAC Cosmetics, Fenty Beauty & Savage X Fenty, são exemplos de marcas que se utilizaram da inclusão e da diversidade para atrair a atenção da geração Z. Com isso essas marcas passaram a cativar a parcela de público da Gen Z que busca consumir marcas que estejam preocupadas com essas temáticas.

A MAC lançou a campanha “Born Famous”, destacando filhos de celebridades como Zaya Wade, Amelia Gray Hamlin e Francesca Scorsese. A campanha celebra a individualidade e a diversidade, utilizando uma estética inspirada nos anos 2000 para atrair a Geração Z.

A Fenty Beauty, lançada por Rihanna em 2017, revolucionou a indústria cosmética ao oferecer uma base com 40 tonalidades, expandindo posteriormente para 50, atendendo a uma ampla variedade de tons de pele. Essa abordagem inclusiva foi replicada na linha de lingerie Savage X Fenty, que apresenta modelos de diversos tamanhos, tons de pele e gêneros.

*Victor Campos para Nosso Meio

Imagens de uso editorial. Créditos: Chanel, Fenty Beauty, Adidas, Asics, Gucci, Prada, Louis Vuitton, Dior, Tiffany & Co. e Coach.
Fontes: reprodução de campanhas publicitárias e conteúdo institucional das marcas.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima