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NRF 2024: principais tendências e insights para o varejo de luxo

NRF 2024: principais tendências e insights para o varejo de luxo

NRF 2024: principais tendências e insights para o varejo de luxo

Um report adaptado ao mercado de luxo com foco nas vendas do varejo, a partir dos principais temas apontados no evento

Por Tamara Lorenzoni*

A NRF é o principal evento de varejo da atualidade e acontece no início de cada ano. Por lá, são apresentadas as principais apostas e tendências para o setor. Neste artigo, apresento meus principais insights de reports exclusivos que tive acesso, fazendo uma releitura e adaptação ao mercado de luxo.

De olho no ‘social commerce’

Plataformas como TikTok Shop e anúncios da Amazon no Pinterest serão responsáveis por impulsionar 23,5% das vendas em 2024. A Geração Z e a Geração Alpha estão exercendo uma influência significativa nesse ponto. Pesquisas destacam o potencial de descoberta de novas marcas e produtos pelo TikTok.

Marcas posicionadas para o público premium e de luxo devem estar atentas ao investimento em tráfego pago dessas redes sociais.

Luxury Shopping no TikTok.

Conteúdos em vídeo

Para acompanhar a tendência de ‘social commerce’, é essencial repensar o marketing de conteúdo. Vídeos curtos, no ‘estilo TikTok, são a atual preferência do consumidor. 

Marcas de luxo devem adotar vídeos com essas características em diferentes plataformas, pensando no dinamismo e rapidez. Você já ouviu falar do Shorts, no Youtube?

Tecnologia 

A realidade aumentada (AR) e virtual (VR) são esperadas para criar experiências de compra mais imersivas e realistas em 2024. Os consumidores poderão visualizar produtos em 3D, experimentar virtualmente roupas e acessórios e, até mesmo, experimentar a decoração de interiores antes de fazer uma compra. Essas tecnologias proporcionarão uma experiência de compra mais envolvente e ajudarão a reduzir as taxas de devolução do varejo digital.

Para o primeiro desfile sob a direção do novo diretor criativo Sandro De Samo, a Gucci criou três experiências virtuais simultâneas para fornecer acesso a um público global.

Inteligência Artificial (IA)

Um dos tópicos mais falados na NRF foi sobre os avanços em IA para alavancar as vendas do varejo. As marcas que desejam sucesso devem abraçar a IA como uma aliada, não como inimiga. É preciso pensar a IA para automatizar o marketing de forma mais eficiente, bem como a análise de dados do consumidor para personalização de produtos e recomendação de forma avançada. 

“Vou lhe contar o que é uma experiência de luxo para mim: devo poder entrar em uma loja e há uma sala que contém apenas produtos do meu tamanho. Quando ofereceremos uma experiência mais eficiente e direta, o cliente vê os benefícios e os gastos aumentam drasticamente. Um cliente que se envolve individualmente gasta 75% mais”, declarou Edoardo Zegna, diretor de sustentabilidade e marketing da Ermenegildo Zegna Group.

A vez dos marketplaces

Clientes de luxo preferem marketplaces devido à conveniência: acesso facilitado a uma variedade de marcas e produtos, experiência de compra, frete rápido, programas de fidelidade, segurança, facilidade de retorno e troca, entre outros.

Com consumidores cada vez mais buscando produtos únicos e experiências personalizadas, os marketplaces de nicho ganharão destaque em 2024.

Serviço de entrega excepcional

Em 2024, a ênfase do varejo será em superar as expectativas dos clientes com serviços de entrega excepcionais, o que tem tudo a ver com as exigências do consumidor de luxo.

Marcas que desejam atrair este consumidor devem pensar em serviços como entrega rápida e flexível, logística reversa, rastreamento em tempo real, notificações e uma abordagem personalizada.

A marca de relógios de luxo suíça Jaeger-LeCoultre e sua impecável comunicação e detalhamento dos serviços exclusivos de compras no e-commerce.

A marca de relógios de luxo suíça Jaeger-LeCoultre e sua impecável comunicação e detalhamento dos serviços exclusivos de compras no e-commerce.

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