Um report adaptado ao mercado de luxo com foco nas vendas do varejo, a partir dos principais temas apontados no evento
Por Tamara Lorenzoni*
A NRF é o principal evento de varejo da atualidade e acontece no início de cada ano. Por lá, são apresentadas as principais apostas e tendências para o setor. Neste artigo, apresento meus principais insights de reports exclusivos que tive acesso, fazendo uma releitura e adaptação ao mercado de luxo.
De olho no ‘social commerce’
Plataformas como TikTok Shop e anúncios da Amazon no Pinterest serão responsáveis por impulsionar 23,5% das vendas em 2024. A Geração Z e a Geração Alpha estão exercendo uma influência significativa nesse ponto. Pesquisas destacam o potencial de descoberta de novas marcas e produtos pelo TikTok.
Marcas posicionadas para o público premium e de luxo devem estar atentas ao investimento em tráfego pago dessas redes sociais.
![](https://feninjer.com.br/wp-content/uploads/2024/03/tiktok-luxury-shopping-1024x551.png)
Conteúdos em vídeo
Para acompanhar a tendência de ‘social commerce’, é essencial repensar o marketing de conteúdo. Vídeos curtos, no ‘estilo TikTok, são a atual preferência do consumidor.
Marcas de luxo devem adotar vídeos com essas características em diferentes plataformas, pensando no dinamismo e rapidez. Você já ouviu falar do Shorts, no Youtube?
Tecnologia
A realidade aumentada (AR) e virtual (VR) são esperadas para criar experiências de compra mais imersivas e realistas em 2024. Os consumidores poderão visualizar produtos em 3D, experimentar virtualmente roupas e acessórios e, até mesmo, experimentar a decoração de interiores antes de fazer uma compra. Essas tecnologias proporcionarão uma experiência de compra mais envolvente e ajudarão a reduzir as taxas de devolução do varejo digital.
![](https://feninjer.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Tecnologia-Gucci-1024x576.webp)
Inteligência Artificial (IA)
Um dos tópicos mais falados na NRF foi sobre os avanços em IA para alavancar as vendas do varejo. As marcas que desejam sucesso devem abraçar a IA como uma aliada, não como inimiga. É preciso pensar a IA para automatizar o marketing de forma mais eficiente, bem como a análise de dados do consumidor para personalização de produtos e recomendação de forma avançada.
“Vou lhe contar o que é uma experiência de luxo para mim: devo poder entrar em uma loja e há uma sala que contém apenas produtos do meu tamanho. Quando ofereceremos uma experiência mais eficiente e direta, o cliente vê os benefícios e os gastos aumentam drasticamente. Um cliente que se envolve individualmente gasta 75% mais”, declarou Edoardo Zegna, diretor de sustentabilidade e marketing da Ermenegildo Zegna Group.
A vez dos marketplaces
Clientes de luxo preferem marketplaces devido à conveniência: acesso facilitado a uma variedade de marcas e produtos, experiência de compra, frete rápido, programas de fidelidade, segurança, facilidade de retorno e troca, entre outros.
Com consumidores cada vez mais buscando produtos únicos e experiências personalizadas, os marketplaces de nicho ganharão destaque em 2024.
Serviço de entrega excepcional
Em 2024, a ênfase do varejo será em superar as expectativas dos clientes com serviços de entrega excepcionais, o que tem tudo a ver com as exigências do consumidor de luxo.
Marcas que desejam atrair este consumidor devem pensar em serviços como entrega rápida e flexível, logística reversa, rastreamento em tempo real, notificações e uma abordagem personalizada.
![](https://feninjer.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Jaeger-1024x636.png)
A marca de relógios de luxo suíça Jaeger-LeCoultre e sua impecável comunicação e detalhamento dos serviços exclusivos de compras no e-commerce.