O street style nas capitais de moda do mundo traz novidades que na verdade são antigas
Por Jorge Grimberg @jorgegrimberg
Ao mesmo tempo que hoje existe uma grande democracia de estilos, há uma busca por mostrar uma preocupação com o meio ambiente por meio da moda. Esses comportamentos refletiram nos estilos de rua de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris durante as semanas de moda internacionais.
O aspecto de roupas de segunda mão é percebido – do punk ao romântico de época – em um momento em que a busca por expressão pessoal e identidade pode ser a maior tendência do momento.
Efeito TikTok
A geração TikTok finalmente toma as ruas e quebra a estética perfeita do Instagram. Estampas conflitantes, combinações de cores extremas, acessórios excêntricos, estampas psicodélicas, tie-dye, texturas de ilusão de ótica e camadas desequilibradas representam uma estética irônica da internet com fortes influências Y2K e um arte digital underground.
New Punk
A moda está se inspirando nas influências punk dos anos 70 e 80 de maneira interessante e fresca. Códigos tradicionais do movimento como malhas desgastadas, jeans alterados, camisetas de banda e até o cabelo espetado se atualizam com cores fortes e uma nova fluidez, que representa bem essa geração que é naturalmente menos ligada aos códigos de gênero.
Hit Me Baby One More Time
Pense em uma mistura de Britney Spears no seu clipe de estreia ‘Baby One More More Time’ de 1998 com a nova versão da série Gossip Girl da HBO. Essa tendência apareceu nas ruas com microminis plissadas, tricots cropped, xadrez punk, muitos tons de cinza e até toques de neon que provocam uma atualização desse estilo que representa uma rebeldia contida atrás de uniformes.
Esporte Reciclado
Roupas atléticas vintage – que vão de jaquetas customizadas com remendos de peças antigas a moletons universitários – estão rapidamente se tornando peças-chave do streetwear… A novidade fica no styling, que propõe a combinação do atlético com peças sofisticadas. Pense em moletons com minissaias ou legging de corrida com salto alto.
Romance Vintage
Imagine se Alexander Mcqueen encontrasse com Maria Antonieta em Dowtown Abbey. Looks românticos e históricos com saias e vestidos volumosos em tons suaves de branco, creme, rosa e vermelho. Esse estilo começa com referências históricas – com detalhes como babados e florais – e se forma non contraste com acessórios mais rígidos, como botas e correntes.
Como essa busca por individualidade é coletiva, os estilos – por mais originais que sejam – acabam se repetindo em diferentes partes do mundo, refletindo o espírito do tempo e formando tendências com um tom de ironia, que devem ser absorvidas rapidamente pelo fast fashion. O que as deixa ainda mais irônicas.