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Os novos perfis de consumidores

Os novos perfis de consumidores

Os novos perfis de consumidores

WGSN lista quatro novos perfis de consumidores e aponta estratégias de como ajustar o negócio para atendê-los

Por Erica Mendes

Crédito: WGSN – Future Consumer 2023

A pandemia da Covid-19 se arrastou por muito mais tempo do que se imaginava em março de 2019, alterando tanto o nosso estado emocional quanto a nossa saúde mental. Se um lado fomos afetados pela percepção do tempo e nos sentimos anestesiados, por outro estamos mais esperançosos e com motivações mais cautelosas.

Toda essa revolução comportamental moldou novos perfis de consumidores e fez com que novos sentimentos passassem a prevalecer no mundo. E com isso, a percepção das pessoas em relação a produtos e experiências também mudou, redefinindo seus hábitos e suas prioridades de compra.

Para ajudar as empresas a reverem suas estratégias de negócio e assim poderem se antecipar e entregar produtos que, de fato, despertarão o interesse, a WGSG, autoridade global em previsão de tendências, divulgou o seu relatório ‘Future Consumer 2023’, com quatro novos macro perfis de consumidores.

1. Antecipadores

Gay black men on Camber Sands beach in Sussex, United Kingdom September 16 2019. Dancing, relaxing and just being themselves on the sand and in the ocean.

Os Antecipadores foram afetados pela percepção do tempo, carregam fadiga emocional e a incerteza econômica para o futuro. Eles desejam estabilidade, segurança e conforto e precisam de interferências otimizadas.

Estratégia: invista em inovações do varejo, como dispositivos de reabastecimento na loja, assinaturas, vendas antecipadas e sob demanda, lançamentos semanais, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

2. Novos Românticos

Portrait of woman with arm around sitting with friend in boat

Uma rotina de trabalho mais pesada (ainda que isso não fosse uma vontade) e um desejo profundo de se reconectar às emoções caracteriza os Novos Românticos.  Eles desejam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, não querendo viver como antes ou durante a pandemia. Com o trabalho remoto se estabelecendo, eles estão fugindo das metrópoles em direção a áreas rurais, redefinindo o seu conceito de comunidade.

Estratégia: ofereça produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos com seus mundos interiores e exteriores. Para isso, use materiais naturais e crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, estimulem os rituais e ampliem o bem-estar.

3. Condutores

Crédito: WGSN – Future Consumer 2023

Além de serem extremamente resilientes, os Condutores destinam sua energia a diversas atividades simultâneas e estão ávidos em busca de crescimento. Eles não têm medo de riscos e buscam experiências excitantes, que despertam os sentidos. São multidimensionais e multitalentosos, abrindo espaço para uma nova onda de carreiras não lineares.

Estratégia: invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos. Explore o varejo gamificado, o comércio ‘e-terativo’, as iniciativas de metaverso e o ‘terceiro espaço’, onde o consumidor possa se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar.

4. Inconformados

Indian sisters standing head on shoulder

Impulsionados pela indignação de 2020 e pela falta de assistência de instituições e do governo, os Inconformados assumem para si o desafio de construir um mundo mais igualitário para todos. Eles usam a tecnologia e o apoio dos colegas para reconstruir o mundo, enfatizando a importância do comércio local circular, de ser autossuficiente e de proteger recursos financeiros e ambientais. Em 2023, a cultura do cancelamento deverá focar na diversidade, já que este grupo apoia comunidades e empresas que fomentam a diversidade.

Estratégia: invista em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças de longo prazo. Desenvolva produtos transculturais, incorpore os saberes indígenas, implemente uma cadeia de produção ética, seja transparente e desenvolva marketplaces de venda direta ao investidor.

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