FENINJER+

Por que as carteiras digitais são importantes para o e-commerce?

Por que as carteiras digitais são importantes para o e-commerce?

Por que as carteiras digitais são importantes para o e-commerce?

Economia para o lojista e segurança de dados são algumas das razões de ter a e-wallet como forma de pagamento no comércio eletrônico

Por Lucas Boechat*

Pagamentos foto criado por fanjianhua – br.freepik.com

Vamos voltar ao tempo e imaginar como era o processo de compra há uma década. O mundo já tinha foco em tecnologia e as soluções digitais despontavam. Mas nada se compara ao que estamos observando neste momento. Afinal, tudo nos leva a acreditar que dinheiro de papel será algo raro em um futuro próximo. Provavelmente você já percebeu, mas, caso não, vamos dizer: a revolução já começou!

De todas as tendências tecnológicas oferecidas neste momento, talvez sejam as carteiras digitais as mais importantes. Com elas, é possível armazenar, no smartphone, uma infinidade de informações financeiras e de serviços.

Também conhecida como e-Wallet, a carteira digital funciona como um depósito virtual de dinheiro, dados de cartões de crédito e até mesmo de ingressos e passagens aéreas.

Tudo isso ao alcance de um clique, e com uma segurança de dados feita com a mais moderna tecnologia existente.

Através de criptografia, todos os dados estão protegidos, impossibilitando fraudes ou furtos de valores. Nem mesmo se um smartphone for roubado o criminoso conseguirá fazer algo, já que as camadas de proteção exigem o fornecimento de dados complementares para acesso à carteira digital.

Carteiras digitais são populares na China

É verdade que o uso da carteira digital ainda é tímido no Brasil, mas os grandes centros já estão adeptos a essa modalidade. Na China, por exemplo, a carteira digital faz parte do cotidiano da população, desde o pagamento do transporte público até a compra de produtos na quitanda da esquina, passando por transações mais vultuosas, como compras de bens.

No Brasil, na verdade, os pequenos, médios e grandes empreendedores já se atentam para aquele que se tornará o mais importante e popular meio de pagamento em breve no país.

E muitos desses empresários já aceitam vender os seus produtos e serviços pelo e-Wallet.
Entre as principais ferramentas de carteira digital disponíveis no mercado destacam-se o Google e o Apple Pay (para aparelhos Android e iOS, respectivamente), o PagBank, o PicPay e o mundialmente conhecido PayPal.

Alguns motivos para oferecer carteira digital no e-commerce

Se no mundo físico a carteira digital já começa a ganhar popularidade, ampliando de forma acelerada os canais de aceitação, no mundo virtual não poderia ser diferente. Na Internet, a utilização das carteiras digitais representa praticidade, segurança e benefícios financeiros, tanto para o consumidor como também para a empresa.

Por essa razão, o e-commerce brasileiro já aposta na carteira virtual como um meio de pagamento que deve ser oferecido ao seu cliente. Muitas empresas – inclusive as gigantes do setor – já possuem a tecnologia à disposição. Entenda o porquê:

  • Agilidade no ato da compra: com a carteira digital, o consumidor finaliza a compra de forma mais rápida. Afinal, ele não precisará preencher os dados pessoais e do cartão de crédito. Como reduz o tempo até o clique final, a chance de desistência com produtos no carrinho também diminui. E a gente nem precisa falar que o pagamento é reconhecido na hora, né? Sendo assim, mais uma tecnologia aparece para desanimar os ainda adeptos ao boleto bancário.
  • Economia para o lojista: em um mercado tão competitivo, como é o caso do e-commerce, preço é diferencial. E através da carteira digital, os custos operacionais diminuem bastante, já que ela elimina, por exemplo, a retenção paga para as operadoras dos cartões de crédito e débito.
  • Economia para o consumidor: muitas das soluções de compras via e-Wallet representam vantagens para o seu usuário. Entre elas, a possibilidade de acumular cashback para compras futuras.
  • Segurança de dados: todas as informações de pagamentos são prestadas diretamente à empresa responsável pela carteira digital. Dessa forma, elimina o armazenamento de informações sigilosas nos bancos de dados das lojas. E também reduz o risco de o comércio virtual se tornar alvo de fraudadores.

Implantação de carteira digital no comércio virtual

A boa notícia relacionada a essa nova tendência de gestão de dinheiro é que a implantação é fácil e o custo é baixo. No caso das lojas virtuais e seus respectivos aplicativos, as grandes desenvolvedoras de tecnologia de negócios digitais já possuem soluções prontas. Muitas delas, inclusive, com instalação fácil através de APIs.

Ao possuir um sistema de gerenciamento compatível com carteira digital, a empresa pode, ainda, reduzir os seus próprios trâmites burocráticos internos. Uma das medidas possíveis é a de pagar os próprios fornecedores através do e-Wallet.

E você, já possui instalado no smartphone alguma carteira digital? Qual a sua experiência com a tecnologia? Conte para nós!

*Lucas Boechat é jornalista e especialista no mercado de meios de pagamentos. Há 2 anos escreve para a Iugu sobre como as soluções de automação financeira pode facilitar o negócio de empresas.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima