FENINJER+

Vantagens para possuir um sistema de informação

Vantagens para possuir um sistema de informação

Vantagens para possuir um sistema de informação

Especialista aponta seis vantagens para possuir um sistema de informação

Da Redação

Foto: Pexels

O conceito de Sistema de Informação de acordo com John Dearden, autor de Management Control Systems (Sistemas de Controle de gestão), constitui um sistema que obtém dados para operações de controle e planejamento de uma empresa. Em síntese, é um sistema que transforma dados de uma empresa em informações organizadas para tomadas de decisões.

Com a utilização de um Sistema de Informação as empresas agregam um controle mais eficaz e eficiente nas operações, garantindo melhores resultados nos empreendimentos, segundo Douglas Nascimento Rehem, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O profissional abordará seis vantagens que um sistema de informação pode trazer para as organizações.       

A primeira vantagem alegada pelo profissional é que o sistema pode proporcionar uma melhor organização. “Você provavelmente já entrou em um lugar bagunçado e desorganizado. Qual é a sensação quando procura por algo? Fica nervoso? Agoniado? Já se sentiu assim quando estava olhando para a papelada dos seus negócios? Uma das principais funções de um sistema de informação é o armazenamento dos dados do seu negócio. Existem dezenas de sistemas genéricos, os famosos softwares de prateleira, que desempenham bem essa função, mas só isso nem sempre é o suficiente. Logo, uma solução personalizada deve ser bem pensada para otimizar e melhorar seus processos atuais”, menciona Rehem, pós-graduado em Engenharia de Software com Java Enterprise Edition.

Conforme o profissional de TI, a segunda vantagem é a classificação das informações, que são modeladas para terem respostas rápidas, sempre que forem buscadas no sistema. Desse modo, dá para saber quais produtos são mais vendidos ou quais são as contas a pagar ou a receber, por exemplo. O terceiro benefício do Sistema de Informação é sobre a métrica. “Você sabe quanto tem de conta para pagar esse mês? Sabe quanto tempo leva para executar algum serviço? É muito importante saber como estão indo as coisas, e um sistema bem elaborado pode dizer como está a saúde do seu negócio. Como diz a famosa frase de Peter Drucker, escritor considerado pai da administração moderna: Se você não medir, você não pode gerenciar”, explica Douglas, com forte experiência em desenvolvimento de sistemas web, em arquitetura de sistemas altamente escalável em nuvem e em treinamentos na área de desenvolvimento de software.

A otimização é a quarta dica do especialista. Ele avisa que com as métricas em mãos é hora de utilizar alguma ferramenta, como a matriz BCG ou análise SWOT, para identificar as forças e fraquezas de uma organização (fatores internos) e as ameaças e oportunidade do ambiente de negócios (fatores externos), assim, fica mais viável para tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima