USP promove curso gratuito sobre os rituais de consumo no mercado de luxo

Evento que acontece no próximo sábado, em São Paulo, é aderente aos varejistas de joias

Por Erica Mendes

Em um mundo em que a desmaterialização cresce, a digitalização alcança todos os setores e a experiência assume centralidade, de que forma o entendimento sobre a importância dos rituais de consumo pode contribuir no desenvolvimento dos mercados?

Esse é o questionamento que será respondido por Bruno Pompeu, sócio fundador da Casa Semio e professor da ESPM e da USP, no curso ‘Rituais de Consumo – Incursões pelo Território do Mercado de Luxo’, que ele ministrará no próximo sábado, dia 08/06, na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

O conteúdo abrangerá os rituais de consumo como mecanismos de transferência de significado nas dinâmicas da cultura material, privilegiando as práticas que caracterizam o consumo de luxo – busca, sensação, orientação, experimentação, compra, posse, uso, troca, descarte.

Partindo de um entendimento transdisciplinar de base antropológica sobre a relação entre cultura e consumo, o curso abordará ainda as tipologias dos rituais, sua dimensão simbólica e sua crescente importância no contexto contemporâneo.

Segundo Pompeu, o consumidor contemporâneo, ferramentado pelas possibilidades de busca, comparação e compra que a internet oferece, impõe grandes desafios ao mercado. E o varejo parece ser a bola da vez. “Está errado quem diz que o varejo físico vai “morrer”, assim como também não é verdade que a compra online dê conta de tudo o que o consumidor espera e deseja. No setor joalheiro, a questão fica ainda mais complexa, se considerarmos, por exemplo, fatores como segurança pública ou competidores externos. Daí a necessidade do entendimento sobre rituais de consumo com o intuito de identificar a melhor maneira de satisfazer esse consumidor contemporâneo, entregando os novos sentidos que ele busca”.

 

 

Serviço

Data: sábado, 08/06

Horário: das 09h às 18h

Local: sala 22 do CRP (ECA-USP) – Av. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária,

Butantã, São Paulo-SP

Investimento: gratuito

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado