Vale a pena ter equipe interna para cuidar do marketing da sua joalheria?

Equipe interna ou agência? Saiba qual é o melhor para sua empresa

Renato Rinco

É fato que o marketing, bem aplicado, ajuda a divulgar os produtos, gerar desejos no consumidor e contribui para o sucesso da empresa. Para fazer um bom trabalho, existem dois caminhos: ou a empresa cria seu próprio departamento de marketing, ou terceiriza e contrata uma agência. Qual deles é mais eficiente?

Não existe qual é certo e qual é errado, tudo depende mesmo de como é a empresa e quanto pode se investir na área. O marketing vem crescendo a passos largos na área digital. Hoje o mercado com agências especializadas só nessa área e outras que fazem também o marketing tradicional.

Antes de fechar um contrato, vale conferir os trabalhos que a agência já realizou, os casos de sucesso que possui e também se ela tem o perfil ideal para a sua joalheria. Outro ponto a considerar é que, quando se contrata uma empresa para fazer o marketing, a equipe não estará 100% do seu tempo dedicada ao seu trabalho, visto que possuem outros clientes e outros trabalhos a fazer. É bom alinhar bem os Jobs para não ser surpreendido com orçamentos extras que não estejam contemplados na contratação.

Já manter uma equipe interna também tem seus benefícios e pontos negativos. A empresa que monta uma equipe interna própria consegue alinhar melhor os objetivos e necessidades da marca. Outra vantagem é o fato da equipe estar full time dedicada ao negócio. O ponto negativo pode ser a falta de inovação e ideias criativas, pois com o tempo os profissionais podem acabar se acomodando e não inovando tanto quanto necessário.

O custo é outro fator a ser levado em conta. A contratação de especialistas e a capacitação de funcionários tem o seu preço. Quanto melhor os profissionais, mais bem remunerados eles costumam ser.

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