Especialista em mídias sociais explica as mudanças ocasionadas pela pandemia e dá dicas de como usar as redes para expandir os negócios.
Da Redação
A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças para o dia a dia da população em geral. As medidas de isolamento rígido, por exemplo, foram razão para um grande impacto econômico negativo em diversos países. Por isso, tendências como o home office e o uso do espaço virtual para trabalho foram aceleradas e a relevância do meio digital para o trabalho foi percebida.
A verdade é que, atualmente, as redes sociais não são apenas uma ferramenta de entretenimento e os influenciadores digitais não são os únicos profissionais que podem se beneficiar da internet.
Para o especialista em mídias digitais Aldrin Nery, empresas de todos os ramos devem ter perfis no meio digital, pois, além de ser uma boa forma de propaganda, o meio traz diversas oportunidades de crescimento se usado de forma adequada. “Na pandemia, as empresas que não tinham uma presença digital tiveram que correr para se adaptarem à nova realidade”, relembra.
Além disso, Nery acredita que as redes sociais se tornaram uma espécie de vitrine para as marcas. “Por lá, você pode mostrar serviços, feedbacks, conquistas e ir ganhando espaço no imaginário do consumidor”, explica.
Ainda de acordo com o profissional, por vezes, a internet proporciona lucros que os próprios espaços físicos não dão. “Há casos de empresas que fecharam pontos físicos e migraram totalmente para o digital e hoje estão lucrando mais do que antes”, conta.
Portanto, construir um bom perfil virtual para falar da sua empresa tem inúmeros benefícios implícitos. Porém, o perfil exige dedicação 24 horas. Conteúdos bem planejados, feed visualmente agradável, postagens em horários específicos, hashtags, interação com o público, análise de nicho, tudo é importante para a construção da maturidade digital da sua empresa.
No ambiente das mídias digitais, também é necessário o desenvolvimento de um plano de marketing profissional. “A construção de uma maturidade digital pode ajudar a empresa em momentos de dificuldade como pandemias, catástrofes naturais, crises econômicas ou quaisquer outros eventos críticos do mundo físico que não alcançam o mundo digital, pelo contrário; por vezes até o impulsionam”, defende Aldrin Nery.