A ascensão das marcas liderada por propósitos

Pesquisa aponta que as empresas que têm compromissos com causas para além dos produtos que vendem têm maior probabilidade de atrair consumidores e influenciar as decisões de compra

Por Erica Mendes

A 14ª pesquisa anual ‘Global Consumer Pulse’ da Accenture revelou que 63% dos consumidores em todo o mundo preferem comprar de empresas que tenham um propósito claramente definidos e estão abandonando aquelas que não compartilham seus valores e crenças.

Titulada ‘From Me to We: The Rise of the Purpose-led Brand’ (De mim para nós: A Ascensão da Marca Liderada pelo Propósito’), a pesquisa ouviu cerca de 30.000 consumidores em todo o mundo, sendo 1.564 brasileiros, para avaliar suas expectativas em relação às marcas. E o estudo constatou que as empresas que representam algo maior do que aquilo que vendem, comunicam sua finalidade e demonstram comprometimento têm mais probabilidade de atrair consumidores e influenciar as decisões de compra, melhorando sua competitividade.

Fonte: Global Consumer Pulse – Accenture

Segundo o diretor executivo da Accenture Strategy, Bill Theofilou , a finalidade de uma empresa é muito mais do que ela simplesmente responder às questões do dia a dia. “É sobre ter um compromisso genuíno com aqueles princípios que os consumidores estão atentos e se preocupam (como saúde e bem-estar, ingredientes naturais, sustentabilidade ambiental e conexões familiares) e que devem nortear todas as decisões do negócio”. E ainda completou: “muitas empresas negligenciam a divulgação do seu propósito por condescendência, letargia ou o medo de polarizar as pessoas, o que têm permitido o crescimento de novas marcas que já surgem fortalecidas por seus propósitos e transparência.

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