Como conquistar o consumidor em momentos de crise

Com o aumento da concorrência entre empresas, é importante ter um diferencial para encantar os clientes

Por Clara Lemos

Foto: Pexels

Com o aumento da qualidade da entrega de produtos e concorrência entre empresas, além de conquistar clientes, tornou-se importante mantê-los fiéis. Para isso, é preciso investir no contato com o cliente, encontrando maneiras de encantá-lo, e isso se faz nos mínimos detalhes. É preciso dar atenção ao consumidor, fazendo com que todas as etapas de contato: o descobrimento da marca, avaliação, compra e pós-compra, sejam impecáveis.

Além do contato, o posicionamento da marca também é levado em conta pelo consumidor, que está cada vez mais exigente em escolher marcas engajadas com causas sociais e que tenham posicionamentos claros. Principalmente os mais jovens, da geração Z, estão preocupados com a imagem e valores das marcas. Investir em uma boa comunicação que transmita esses valores é um bom investimento para diferenciação, mas é importante que sejam verdadeiros.

Alguns pontos adicionais também merecem atenção quando pensamos em diferenciação de marcas, como estabelecer uma cultura forte, priorizando sempre o cliente; funcionários que tenham o perfil consonante com os valores da empresa; saber aprender com os erros, ter humildade para reconhecê-los e empenho para mudar e diálogo aberto e honesto com os clientes, se possível chamando-os para cocriar com a marca.

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