Como melhorar o clima da empresa

Investir no bem-estar dos colaboradores é essencial para melhorar o clima no ambiente de trabalho

Por Renato Rinco

Já falamos aqui sobre o quanto uma empresa lucra – e literalmente! – quando o clima organizacional é favorável. Colaborar feliz rende mais, sem dúvida. A grande questão é: como fazer isso acontecer? O que fazer na prática para melhorar o ambiente de trabalho?

Confira 5 dicas da Solides, empresa especializada em Recursos Humanos:

1. Invista no bem-estar de cada um

Para realizar atividades corriqueiras do trabalho nada melhor do que contar com o conforto e ergonomia necessários para evitar dores nas costas, nos punhos, nas pernas e demais locais os quais podem acontecer esforço demais no decorrer do dia. Parece simples, mas pequenos detalhes fazem uma grande diferença e ganham pontos com os funcionários.

Além disso, o acesso a planos de saúde e odontológicos pode ser facilitado aos profissionais. Se a sua empresa ainda não disponibiliza esse benefício, saiba que essa é uma estratégia muito positiva e que serve para ajudar na motivação e bem-estar.

2. Ofereça treinamentos de excelência para as equipes

O treinamento interno visa a melhoria das atividades e pode ser realizado desde o momento da contratação até as reciclagens. O novo colaborador já chega, muitas vezes, com energia para mostrar serviço, estando bastante engajado. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar que ele está no local certo e como ele desempenhará seu trabalho.

Para os funcionários mais antigos de casa, é importante realizar encontros de equipes frequentes. Pode ser fora do ambiente corporativo, treinamentos duas vezes por ano em um hotel ou pousada reservados para a empresa, por exemplo. Esses são momentos para sair da rotina, respirar novos ares e renovar as energias de cada um.

3. Incentive a formação contínua

Além das reciclagens em grupo, há a capacitação individual do colaborador que não deve ser esquecida. A companhia pode oferecer plataformas de cursos e formações voltadas para a área de atuação e promover recompensas para aqueles que buscam o aperfeiçoamento constante.

Outra boa medida dentro desse contexto é investir em programas e em parcerias com instituições de graduação e pós-graduação com descontos, facilidades de pagamento ou investimento por conta da empresa. Assim, a organização estará mostrando que valoriza a educação contínua dos seus colaboradores, incentivando-os a buscarem novos conhecimentos.

4. Flexibilize os horários

Uma das coisas que certamente motiva os funcionários é quando têm flexibilidade para realizar atividades pessoais ou ter mais tempo com a família, por exemplo. Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados. Isso, muitas vezes, até os limitam e desmotivam, pois outros fatores em sua vida pessoal podem estar mal resolvidos.

Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre equipe e gestores. O comprometimento é essencial, todos devem entender que há metas que devem ser cumpridas, independente do horário da chegada e saída, o foco é conseguir cumprir com as entregas e com os prazo estipulados.

5. Promova a melhor experiência

Esse conceito é simples, mas origina de um termo estrangeiro: employee experience. O seu significado é promover a experiência do colaborador por meio de um conjunto de ações elaboradas pela instituição para oferecer uma vivência que faça sentido para o funcionário durante o seu tempo dentro da empresa.

Diversas ações podem ser propostas a fim de garantir essa boa experiência, como inspirar a liderança e a autonomia, oferecer tarefas que mais combinem com cada perfil, assim como promover uma forte cultura interna e o crescimento individualizado na empresa.

Existem diversas práticas que podem proporcionar um bom clima organizacional entre os colaboradores, mas a mais determinante e importante delas é a realização da pesquisa de clima. Por meio dessa ferramenta de gestão, você conseguirá traçar metas reais para aprimorar a boa percepção dentro da sua empresa.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado