Como orientar o cliente a escolher o relógio ideal

Algumas perguntas chave ajudam o vendedor a prestar um atendimento mais personalizado e assertivo

Por Erica Mendes

Com tantos modelos e diversas funcionalidades, muitas vezes os homens chegam à joalheria sem ter em mente o relógio exato que procura. No entanto, algumas perguntas chave podem ajudá-los a definir qual é o modelo que mais combina com o seu estilo e atende às suas necessidades e, de quebra, orientar também o vendedor para que ele seja mais assertivo nas opções a ser ofertadas.

  1. Para que o relógio será usado? Para a prática de atividade física? Para o dia a dia no trabalho? Para viagens a laser e/ou a trabalho? Para ocasiões mais formais? Ou ainda para mais de uma ocasião? Essa pergunta orienta quais são as funcionalidades que o modelo, obrigatoriamente, deve ter, tais como: agenda telefônica, altímetro, barômetro, bússola, calendário lunar, cronógrafo, gps, medidor de fuso horário e de batimento cardíaco, tabela de marés, entre outras.
  2. Qual é o estilo que mais combina com a personalidade do cliente? Clássico (modelos atemporais), esportivo, moderno (materiais e cores da moda) ou ultra tecnológico?
  3. Qual é a imagem que o cliente quer transmitir? Os materiais dos quais a caixa e a pulseira do relógio são feitos fazem a diferença na imagem que passam, além de orientar o código de vestimenta para cada ocasião. Por exemplo, um relógio analógico esportivo para uso na academia não deve ser usado em uma festa. As pulseiras de couro são clássicas e versáteis, usadas tanto para looks mais formais (terno e calça social) quanto para os trajes de casual day. Já as de poliuretano e aço transmitem modernidade e são mais informais. As de borracha são bem esportivas. Os modelos com caixa e pulseira de metais podem tanto dar um toque de elegância e seriedade ao vestuário mais formal, quanto um ar mais descolado aos trajes do dia a dia.
  4. Quanto o cliente está disposto a gasta? Se o budget está apertado ou se o relógio deve servir para várias ocasiões, indique os modelos com caixa e pulseira de metal que são híbridos ou aqueles com caixa de metal que oferecem várias opções de pulseira.
Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado