Como vencer a procrastinação no home office

Ter o ambiente da casa como de trabalho aumenta as distrações e o adiamento de tarefas importantes

Por Clara Lemos

procrastinação no home office
Foto: Pexels

O home office pode trazer muitos benefícios, como economia de tempo no deslocamento, conforto e praticidade. Mas também é um ambiente com maiores distrações, onde a procrastinação pode ser uma constante. Procrastinar é adiar a realização de tarefas, que pode acontecer quando se prioriza tarefas que não tem a ver com o objetivo principal, como lavar a louça quando deveria estar finalizando um relatório, por exemplo. Pensando que a tendência para o futuro é que o trabalho de casa se consolide como uma boa opção, é preciso lutar contra a procrastinação. Aqui vão algumas dicas:

 

1- Organização de tarefas

Uma boa maneira de evitar a procrastinação é fazer a lista de tarefas do dia todas as manhãs, estabelecendo prioridades e realizando primeiro o que é inadiável. Com a organização, é possível trabalhar com mais calma e não sentir que não conseguirá concluir as tarefas, o que é outro gatilho para a procrastinação.

 

2- Ambiente próprio para o trabalho

É importante que, mesmo em casa, seu cérebro entenda que o momento de trabalhar chegou. Para isso, construa um ambiente exclusivo para o trabalho, se possível livre de interrupções, troque de roupa e tente não trabalhar em outro lugar, como sentado na cama, por exemplo. Assim, é mais fácil fugir da procrastinação.

 

3- Recompensas

Se dê pequenas recompensas ao longo do dia após concluir as tarefas estabelecidas. Pode ser um alongamento, dar uma caminhada pela casa, observar a rua ou comer algo que goste. Assim, você terá mais uma motivação para terminar as tarefas.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado