CRM: por que as PME deveriam investir

Conheça os benefícios de um CRM para as empresas

Da Redação

Pequenas e médias empresas (PME) começam a entender a importância do investimento em soluções como o CRM. Foi o que revelou uma pesquisa da Salesforce, empresa de softwares, que entrevistou 500 PME líderes de mercado nos Estados Unidos. O objetivo foi levantar quais são os principais investimentos desses negócios quando o assunto é tecnologia.

O estudo mostrou que 58% dos consumidores e 77% dos compradores de negócios entendem que a tecnologia mudou significativamente as expectativas das empresas. As PME adotam cada vez mais o CRM, para conectar seus dados entre os departamentos e adicionar elementos de inteligência artificial.

Mas, antes de tudo, o que é CRM?

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com Clientes, em português) é uma solução que coloca o cliente como foco dos processos de negócio. Esse tipo de manutenção de relacionamento com o cliente é aplicado há anos, desde o surgimento dos primeiros comércios.

O CRM é uma maneira mais moderna e simplificada de registrar as informações importantes dos seus clientes. Basicamente, ele serve para organizar o controle desse relacionamento.

Por que um CRM é importante para PME?

Quando se trata de relacionamento com clientes, o CRM é uma ferramenta que traz vantagens para negócios de qualquer porte, inclusive para pequenas empresas. A principal delas é a possibilidade de ter registradas todas as informações dos clientes.

Mas qual é a vantagem de ter um CRM para PME e, não, usar planilhas no Excel, por exemplo? O CRM permite que você tenha não apenas o registro das informações, mas também a possibilidade de interpretá-las.

Organizar, apoiar e capacitar as PME com uma solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudá-las a mirar no alvo certo e aproveitar o poder de venda, até então muito utilizado nas empresas de grande porte.

Descubra alguns dos principais motivos pelos quais a sua empresa deveria investir em um CRM:

Para conhecer melhor os seus clientes

Um CRM para PME permite que você vá além de um nome, um endereço e um número de telefone. Ele te ajuda a conseguir informações de conversas em mídias sociais como o Facebook, o LinkedIn, o Twitter e o YouTube, proporcionando uma imagem completa.

A ferramenta monitora até mesmo as interações dos clientes e os históricos de contas em um só lugar. Então, quando um cliente liga, qualquer funcionário com acesso pode ficar a par de detalhes relevantes rapidamente.

Para monitorar tarefas

Se um cliente faz uma solicitação à sua empresa, um CRM possibilita que você atribua a tarefa automaticamente a outro membro da equipe, deixando as informações específicas na conta.

Dessa forma, todos os que trabalham com aquele cliente sabem exatamente o que está acontecendo em todos os momentos. Os gestores também podem monitorar suas próprias ligações, reuniões e prazos para não perderem nenhuma oportunidade.

Para aumentar a produtividade

As soluções de CRM são projetadas para aumentar a produtividade de uma equipe e fazer com que todo o trabalho traga resultados lucrativos. Com a simplificação do gerenciamento de clientes em potencial, o aprimoramento do gerenciamento de territórios e a centralização de todas as ferramentas de vendas, um CRM pode elevar o nível de gestão de uma PME, o que resulta em vender muito mais.

Para alcançar resultados melhores

Em praticamente todos os setores, a concorrência está mais acirrada do que nunca. Isso significa que conquistar uma negociação competitiva nunca foi tão difícil. Fechar um negócio se resume a quem está mais organizado, melhor preparado e muito bem informado.

Um CRM alinha seus processos para que você possa atuar com mais eficiência. Ele pode ser a ajuda inicial para que seus negócios cresçam ao permitir que você alcance resultados melhores, além de diminuir seus custos.

Escolha um CRM específico para PME e integrado a um ERP

Um CRM ideal para uma PME é aquele que está preparado para lidar com a realidade dela, ser de fácil uso e caber dentro do orçamento. É muito melhor poder contar com uma solução específica para o porte da empresa do que com outra que não está direcionada a atender às necessidades da PME.

É claro que você precisa considerar que a empresa vai crescer e, portanto, é importante implantar um CRM que acompanhe essa evolução. Mas ele também precisa estar pronto para o porte que ela tem hoje.

Uma escolha inteligente para a sua empresa é optar por uma solução que seja não apenas específica para PME, mas também que seja um CRM integrado a um ERP. Ou seja, é melhor que o sistema ofereça mais do que gestão de relacionamento com clientes. É o caso da Solução Jiva, que oferece o CRM integrado a um sistema de gestão, que possibilita automatizar processos na empresa e alcançar resultados mais expressivos.

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