Erros que a sua empresa não pode cometer nas vendas pelo whatsApp

Ferramenta permite contato ágil e direto, mas é preciso saber se comunicar

Por Caroline Sanches

O WhatsApp se tornou uma das melhores ferramentas para interagir com os clientes e vender mais. A comunicação é ágil e bem pessoal, mas existem certos códigos que devem ser respeitados. Segundo o especialista em técnicas de vendas e prospecção de clientes, Jonathan Wlyssys alguns erros podem comprometer definitivamente a imagem da empresa nesse ambiente. Confira!

1- Demorar a responder as mensagens

O Whatsapp diferente de outros chats-online tem uma característica bem peculiar. Se o cliente precisar falar com você e lhe enviar uma mensagem no aplicativo ela continuará ali aguardando sua resposta. O cliente pode sair do aplicativo, colocar o celular no bolso e sair por aí sabendo que assim que você verificar a mensagem, ele será notificado. Os outros chats (como os que existem em vários sites, exige que o cliente fique conectado esperando sua resposta).

Por mais que isso seja uma vantagem, fica o alerta, que quanto mais rápido você responder seu cliente, mais provável você fechará a venda.

2 – Metralhar o cliente com informações

Muitos empreendedores ao receber a mensagem solicitando algum produto ou serviço, enchem o cliente com informações sem entender qual a real necessidade dele. Ao invés de falar sobre os valores e os planos da sua empresa, você deve ouvir qual é a “dor” do cliente e vender a solução para essa dor. Uma ferramenta que pode ajudar muito é uso do SPIN SELLING para potencializar os resultados. Você deve fazer perguntas de forma receptiva, o que ajudará você a entender melhor seu cliente.

3 – Achar que o cliente irá comprar na primeira conversa

De modo geral, várias vezes, você pode ter quebrado as objeções do seus clientes, descoberto as dores através de perguntas, mas mesmo assim ele não comprou. Esse é um erro clássico que muitos empreendedores cometem, pois acreditam que o cliente deve comprar no primeiro contato. O erro está em “puxar assunto” em um outro momento, horário ou ocasião. A dica é persistir, fazer ações de vendas para clientes  direcionadas somente para eles, o uso das etiquetas (whatsapp business) pode ajudar nesta tarefa, pois você tem a possibilidade de classificar estes clientes.  Tentar vender para eles pode custa até 7 vezes mais barato que conquistar um novo cliente.

4 – Confundir atendimento e vendas

O uso de um único número para atendimento de todos os setores de uma empresa ou generalização no atendimento, irá dificultar o entendimento de quando um potencial cliente poderá adquirir seu produto ou serviço. O ideal é que você tenha números diferentes para cada setor (financeiro, vendas, etc). você deve atender a todos sempre da melhor forma possível, mas ao identificar qual o objetivo do contato, poderá se preparar melhor e construir uma abordagem mais eficiente.

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