Especialista lista os benefícios de como a internet ajuda na atração de clientes
Por Erica Mendes
A internet mudou radicalmente a forma como as empresas podem atrair compradores. Além de exigir menor investimento em relação a algumas mídias tradicionais, como a TV, ela oferece uma série de informações importantes à empresa anunciante.
Em paralelo, os consumidores têm confiado cada vez mais na web como uma importante ferramenta que os ajudam na tomada de decisão. Isso porque eles buscam informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.
Somado a isso, a internet tem meios de ser muito mais dirigida, entregando ao consumidor, de fato, propagandas de produtos e serviços que eles têm mais interesse a partir do seu comportamento na navegação online.
Todas essas características permitem que as empresas, em especial as de pequeno porte, tenham a mesma oportunidade de se destacar nesse meio de comunicação, obtendo um bom retorno sobre o investimento. O CEO e co-fundador da RD Station, Eric Santos, listou os principais benefícios do marketing digital, explicando as particularidades de cada um deles:
1. É mensurável
“Com o Marketing Digital, conseguimos medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona ou não. Assim, podemos continuar investindo nas ações que dão melhor retorno”, pontua Santos.
“É possível calcular facilmente o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e usar esses dados para auxiliar na tomada de decisão”, disse ele, que completa, “as métricas fornecem importantes informações sobre a saúde do seu negócio. Seu monitoramento melhora o desempenho do marketing, gera mais vendas e aumenta a satisfação dos seus clientes”.
2. É segmentável
“Separar os leads conforme o interesse deles e, a partir disso, promover ações com foco muito maior é o segundo diferencial do marketing digital. Chamamos isso de segmentação”, explica o executivo. “Dessa forma, nos relacionamos apenas com o público que tem curiosidade pelo que temos a oferecer. Essa característica faz do marketing digital uma estratégia muito menos intrusiva e mais certeira do que o tradicional”.
“Seus clientes em potencial podem estar em diferentes momentos de interesse. Para que ainda não conhece o seu tipo de serviço, vale uma comunicação introdutória. Quem já está mais perto da compra, pode se interessar por um teste”, exemplifica o especialista.
3. Permite atração gratuita
“Seja por meio de busca orgânica no Google, e-mail, anúncios ou redes sociais, potenciais clientes são atraídos de forma crescente para o site da sua empresa, aumentando as chances de vendas. Isso tudo pode ser feito de forma gratuita”, conta Santos. “Com ações e estratégias de marketing de conteúdo, você pode fazer com que as pessoas lhe encontrem a um custo muito baixo” esclarece.
4. Gera audiência
“A produção de conteúdo relevante possibilita a construção de uma base, como e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc. Ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing fundamental para a empresa. Mais do que clientes em um único momento, eles passam a ser a audiência da sua empresa. Seu negócio pode virar referência no mercado, gerando recorrência”, afirma Santos.
5. Tem ótimo custo-benefício para pequenas empresas
“A combinação das quatro características anteriores faz com que o marketing digital gere bons resultados mesmo a partir de baixos orçamentos. Aliando a aplicação de recursos com ideias inteligentes e boas ferramentas, o investimento na internet tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais”, finaliza o especialista.