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Black Friday: consumidor acessa o mesmo site até 4 vezes antes de finalizar a compra

Black Friday: consumidor acessa o mesmo site até 4 vezes antes de finalizar a compra

Black Friday: consumidor acessa o mesmo site até 4 vezes antes de finalizar a compra

Estudo aponta que 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita; veja dicas para alavancar as vendas

‘O consumidor acessa o mesmo site cerca de 3 ou 4 vezes antes de finalizar uma compra’. ‘95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita’. Essas são algumas das conclusões do estudo Guia Black Friday 2023, realizado pela RTB House, que acaba de ser divulgado.

O relatório também revela que as campanhas de retargeting, que têm como foco a conversão de vendas, conseguem atrair 20% dos clientes em potencial. Esse número representa a necessidade de as empresas acompanharem as fases intermediárias e superiores de seus processos de vendas para ampliar a visibilidade da marca, envolver potenciais clientes e aumentar o tráfego para o site em estratégias de médio prazo. Além disto, na etapa de meio de funil também é possível olhar para o reengajamento de usuários dormentes, ou seja, aqueles que já efetuaram compras via um determinado e-commerce, mas de forma esporádica. 

 

Estratégias para o Black Friday 2023

A partir dos dados do relatório e com a proximidade da data, a RTB House elencou algumas estratégias para alavancar as vendas neste ano:

  • Planejamento antecipado: cerca de 31% dos consumidores iniciam a pesquisa por produtos da Black Friday com até três meses de antecedência. É crucial criar estratégias que envolvam esses consumidores, promovendo a interação com a marca e oferecendo vantagens na compra.
  • Posicionamento da marca: 63% dos consumidores valorizam marcas alinhadas com seus valores e crenças. Manter os clientes envolvidos antes de períodos promocionais ajuda a consolidar a presença da marca na mente do consumidor.
  • Uso de tecnologia: campanhas baseadas em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficazes na tomada de decisões do que aquelas baseadas em machine learning convencional. Isso resulta em melhorias significativas no desempenho das campanhas e na eficiência das recomendações de produtos.
  • Banners dinâmicos: a atenção média das pessoas é de apenas 8 segundos. Banners dinâmicos que se destacam rapidamente são essenciais, permitindo diferentes formas de interação e personalização de conteúdo para aumentar as chances de conversão.
  • Personalização de anúncios: experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que abordagens genéricas. Algoritmos de deep learning possibilitam a criação de anúncios altamente personalizados, considerando detalhes específicos do produto e os interesses do usuário.
  • Compras por aplicativo: na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros fizeram compras por meio de aplicativos, sendo que 86% mantiveram o aplicativo instalado após o evento. Motivos incluem frete grátis, ofertas exclusivas, cupons de desconto e entrega rápida. Esses dados são provenientes da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.
  • Monitoramento dos dados em tempo real: o acompanhamento do desempenho das campanhas é importante para ajustes em melhorias e investimento financeiro, o que é importante não apenas na Black Friday, mas para todas as datas promocionais do ano. Assim, os vendedores conseguem manter o público engajado e dispostos a aumentar o ticket médio na conversão das vendas.
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