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Business Intelligence

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Conheça os benefícios dessa ferramenta para as pequenas empresas

Da Redação

Garantir a competitividade no mercado é o que qualquer empresa busca, certo? Mesmo que pequena, nenhuma empresa quer ficar para trás. Mas, para isso, é preciso cuidar da gestão do negócio e o Business Intelligence é uma maneira inovadora e eficaz de fazer isso.

Tomar conta de cada número da empresa realmente não é uma tarefa fácil. Resumidamente, o que o Business Intelligence faz pelo negócio é transformar esses números em relatórios em tempo real, oferecendo a gestores e colaboradores uma análise automatizada para tomar melhores decisões e permitir que o negócio seja mais produtivo.

No entanto, o Business Intelligence não é um termo muito conhecido entre as pequenas empresas, simplesmente porque elas acreditam, erroneamente, que essa é uma tecnologia destinada apenas aos grandes negócios.

O Business Intelligence (BI) é um conjunto de práticas para transformar uma base enorme de dados e estatísticas em informações relevantes para uma análise de mercado e para o desenvolvimento estratégico do negócio. Essas práticas envolvem infraestrutura, aplicações operacionais e ferramentas voltadas para esse objetivo.

Com o crescimento das pequenas empresas, a competitividade também aumentou. Isso fez com que gestores investissem nas melhores soluções para impulsionar o sucesso do empreendimento. Ao buscar por ferramentas de análise rápida e precisa os gestores se depararam com as facilidades proporcionadas pelo Business Intelligence.

Hoje, com todos os benefícios que essa tecnologia oferece, o Business Intelligence é considerado praticamente obrigatório para qualquer empresa que pense grande, independentemente do seu porte.

5 benefícios do Business Intelligence para pequenas empresas

  1. Facilita a gestão

Esse é um dos principais benefícios que o BI propicia às pequenas empresas. Quando implantado, fica mais fácil gerir cada etapa da gestão: dos recursos humanos aos processos financeiros, com base em levantamento de dados precisos para identificar problemas e acertos.

Isso é possível de maneira simples porque o sistema costuma ser prático, intuitivo e de fácil entendimento. Os relatórios são gerados de maneira didática, com recursos visuais e números organizados de maneira facilitada, para que a análise não tome tempo demais do gestor.

A propósito, com Business Intelligence, todas as informações são entregues rapidamente e em tempo real, sem a necessidade de esperar o mês encerrar, por exemplo.

  1. Possibilita decisões melhores

O Business Intelligence permite uma visão geral de informações estratégicas da empresa. Por isso, as decisões tornam-se mais eficazes, uma vez que passam a ser baseadas em dados concretos, sem precisar contar com intuições.

Até mesmo as decisões que foram tomadas anteriormente e que não estejam trazendo os resultados esperados podem ser alteradas e novas estratégias elaborados a partir dos dados levantados e analisados pelo BI.

Dessa forma, você elimina alguns riscos considerados simples, mas que costumam levar ao fechamento de pequenas empresas, como não verificar a situação financeira do negócio e a produtividade da equipe.

  1. Otimiza a gestão de estoque

Quando a pequena empresa trabalha com a venda de produtos e precisa contar com um estoque, esse, muitas vezes, se torna a principal dor de cabeça para o gestor. A falta de organização no estoque é visto como um dos principais motivos para a perda de dinheiro. Por isso, é tão importante contar com o Business Intelligence, que oferece funcionalidades para melhorar o armazenamento e a contagem dos produtos.

É possível detectar com precisão a gestão do estoque, analisando se a quantidade de mercadorias armazenadas é excessiva ou se está escassa, quais os produtos acabam mais rapidamente e até o custo de armazenamento desses itens. Com esse relatório, você pode cortar gastos desnecessários na gestão do estoque.

Além disso, o Business Intelligence permite aos colaboradores responsáveis por essa tarefa burocrática fazerem outras atividades realmente produtivas, como o atendimento ao cliente, por exemplo.

  1. Estreita o relacionamento com o cliente

Muitas pequenas empresas pecam ao não considerar importante a opinião dos clientes. É de extrema relevância para o negócio perguntar aos clientes se eles estão satisfeitos e, não, simplesmente supor.

Com o Business Intelligence, é possível criar plataformas online para que os clientes postem suas opiniões de acordo com uma tabela. Essas respostas são captadas para a sua base de dados e transformadas em estatísticas facilmente acessadas por qualquer um dos seus colaboradores. Isso te ajuda a identificar com exatidão quais clientes estão menos satisfeitos e focar em corrigir esse problema.

  1. Simplifica o planejamento

O planejamento estratégico é a melhor maneira de garantir a existência da sua pequena empresa nos próximos anos. Mas fazê-lo costuma ser uma tarefa complicada se a empresa não conta com Business Intelligence. Por isso, o planejamento acaba sendo deixado de lado. O levantamento e a análise de informações proporcionado pelo Business Intelligence é essencial para a realização do planejamento estratégico. Fica muito mais fácil fazer um planejamento baseado em dados precisos do que simplesmente fazendo previsões.

Opte por uma solução que ofereça mais do que Business Intelligence

Para evoluir a gestão da sua empresa, você precisa investir na melhoria de processos e também na capacitação das pessoas da sua equipe para fazerem o melhor uso da tecnologia utilizada por sua empresa. Uma boa opção é o Jiva é um ERP, isso é, um sistema de gestão empresarial, que possibilita a realização de análises gerenciais por meio de uma tecnologia de Business Intelligence.

Todas as funcionalidades do sistema de gestão foram pensadas para oferecer às pequenas e médias empresas o processamento centralizado das informações imputadas, transformando-as em indicadores relevantes mais claros, objetivos e seguros. Com a Jiva, qualquer processo implementado, conforme as necessidades da empresa, é capaz de fornecer dados relevantes para tomadas de decisão eficientes. Assim, é possível mudar o rumo estratégico da sua empresa, com as informações de que você precisa disponíveis a qualquer momento.

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