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Confira as tendências do Instagram para 2023

Confira as tendências do Instagram para 2023

Confira as tendências do Instagram para 2023

Novidades como avatares, realidade virtual e metaverso rondam o mundo do varejo e podem melhorar a experiência do cliente na rede

Por Mariana Missiaggia*

Imagem de Freepik

Desde a sua popularização, o Instagram desenvolveu diversas ferramentas para ajudar pequenos e médios empresários a criarem seus negócios no ambiente digital. Fazer marketing no Instagram tem sido um dos maiores trunfos desses negócios.

Ocorre que nos últimos anos, quem já usava a rede social como canal de relacionamento e comunicação com o cliente, passou a enxergar (e usar) a plataforma como sendo a sua própria loja. No fim de dezembro, o Instagram liberou a pesquisa anual de tendências “The 2023 Instagram Trend Report”, que reúne as principais novidades que impulsionarão e moldarão a cultura da rede neste ano.

Veja como é possível melhorar ainda mais a experiência do cliente na rede com as atualizações e tendências previstas para esse ano:

Avatares: a geração Z está planejando criar mundos novos para expressar suas individualidades e promover a igualdade – pelo menos, nos espaços digitais. Esses usuários acreditam que os avatares devem refletir uma maior variedade de corpos, roupas e tons de pele. A expectativa é que o aumento de influenciadores virtuais proporcione inspirações para o mundo real.

Anúncios interativos em realidade aumentada e virtual: experiencias virtuais imersivas que incentivam maior interação com as marcas devem ganhar mais espaço. As tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão abrindo novas oportunidades para o envolvimento do usuário.

Hoje, o uso mais popular dessas tecnologias são os filtros — mas também podem ser usadas para oferecer experiências de compra. Ao contrário da publicidade barrada por bloqueadores ou, simplesmente, ignorada, esse formato permite que os usuários se envolvam com a experiência da propaganda. E isso aumenta a probabilidade de eles se engajarem com a marca, amplia o tempo de visualização dos consumidores e ajuda a melhorar o reconhecimento da marca.

Conteúdo recomendado: um item que não teve muito sucesso em 2022, mas que promete evoluir neste ano. O recommended for you, ou postagens recomendadas, é similar ao processo de recomendações de amigos e páginas a seguir de outras redes, e vai pela seguinte lógica: indicar conteúdo útil e adequado às preferências dos usuários.
Apesar de trazerem um conceito similar ao conteúdo que aparece na seção de busca do Instagram, de entregar conteúdo que possa interessar ao usuário, conforme interações e perfis que segue, essa ferramenta é diferente.

Essas sugestões são mais abrangentes, levando em conta a interação como um todo, mesmo os perfis que você acompanha, mas não segue. Com o recurso, o Instagram pretende dar continuidade ao seu objetivo de compartilhar e conectar pessoas e interesses de valor para o usuário no feed.

Music branding: parte de uma estratégia de marketing sensorial, ter uma identidade musical pode criar fortes vínculos emocionais entre a marca e seus consumidores. Existem muitos estudos e diferentes metodologias que podem ser aplicadas para se chegar na playlist de música perfeita para a construção da imagem de uma empresa.
Hoje, o jeito mais fácil de inserir música no Instagram é o Instagram Reels. Portanto, depois de criar a identidade musical da sua marca, gravar vídeos usando-as pode ser mais que um “som de fundo” – pois, essas canções podem reafirmar os valores de uma marca, tanto em sonoridade quanto nas letras. Assim como muitas escolhas no marketing, a música tem o poder de influenciar as sensações de maneira consciente e inconsciente.

Metaverso e NFTs: o Instagram anunciou a expansão dos NFTs na plataforma. Usuários de mais de cem países, incluindo o Brasil, podem utilizar os colecionáveis digitais em seus perfis.

Na prática, o recurso terá conexão direta entre a carteira digital do usuário e o perfil do Instagram. Cada um poderá escolher quais NFTs gostaria de compartilhar. Assim que o usuário publicar um colecionável digital, ele receberá um tratamento visual especial e poderá exibir informações públicas, como a descrição da NFT e sua certificação de autenticidade.

A Meta deve permitir integração com quatro populares blockchains do mercado: Ethereum, Polygon, Solana e Flow, sem taxas associadas à postagem ou compartilhamento.

*Mariana Missiaggia para Diário do Comércio

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