FENINJER+

Gemas: Seleção Brasileira

Gemas: Seleção Brasileira

Gemas: Seleção Brasileira

Um guia para explorar as famosas as pedras preciosas do Brasil

Por Débora Rodrigues

Desde a era colonial o Brasil é reconhecido por produzir gemas mundialmente famosas. Hoje, muitas regiões do país dependem da mineração para o crescimento econômico. E é no Brasil que algumas das pedras mais exuberantes e raras do mundo podem ser encontradas, por isso nosso país se tornou um grande fornecedor para o mercado mundial. Vamos descobrir algumas das mais belas gemas brasileiras?

Turmalina

Embora a turmalina possa ser encontrada em todo o Brasil, o principal centro de mineração é em Minas Gerais, onde ela é achada em vários tons de laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Uma das minas mais conhecidas do estado é a mina de turmalina Cruzeiro, onde as gemas são abundantes. Foi nela que as famosas e magnificas turmalinas rosa foram descobertas.

Mas nenhuma turmalina é tão famosa ou conhecida como a turmalina Paraíba, encontrada apenas no norte do estado da Paraíba. A pedra varia de um tom azul elétrico vivo com diferentes tons de verde vibrante. A cor marcante é resultado de vestígios de cobre microscopicamente presentes na pedra.

Turmalina Paraíba
Topázio Imperial

O topázio mais famoso do Brasil é o Topázio Imperial. Encontrado apenas em Minas Gerais, perto de Ouro Preto, sua raridade e exclusividade o tornam ainda mais valorizado. O topázio representa todas as cores do sol, variando de rosa claro e escuro a luz pêssego, vermelhos vibrantes e amarelos vibrantes.

Topázio Imperial
Quartzo

O sul do Brasil é famoso por sua abundância de quartzo, especialmente no Rio Grande do Sul. A gama de cores é extraordinária e são as pedras preciosas mais acessíveis no Brasil, sendo vendidas em várias lojas de pedras preciosas. Outra variedade é o quartzo rutilado encontrado na Bahia e é conhecido por seus tons claros com faixas douradas vibrantes que cruzam o centro.

Quartzo Rutilado
Diamantes

O Brasil é responsável por uma grande fatia do comércio de diamantes no setor mundial. A mineração da pedra é feita desde os anos 1700, em Minas Gerais, e as minas de diamantes podem ser encontradas em todo o país. O país produz diamantes de alta qualidade em cores raras e exclusivas, como vermelho vivo e verde intenso. Há também um grande número de diamantes aluviais encontrados nos leitos dos rios brasileiros.

Diamante
Opalas

A opala brasileira é uma das mais famosas mundialmente. A pedra tem um fundo claro com vários pontos de cores vibrantes de amarelo, verde, púrpuras, rosas e azuis. No Brasil, ela é encontrada principalmente no Nordeste. E frequentemente descobrem opalas de fogo, que são de tons que variam do laranja, vermelho até o amarelo intenso.

Alexandrita

O nome alexandrita é uma homenagem a Alexandre II, czar da Rússia, por ter sido descoberta no dia do aniversário do monarca em 1830. A gema é uma variedade de crisoberilo transparente. Sua cor é atribuída à presença de cromo e ferro e varia de coloração: azul, vermelha, roxa, verde, amarela e incolor, dependendo da intensidade e do tipo de iluminação, natural ou artificial.

O Brasil está entre os principais produtores de alexandrita, encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Aliás, a maior gema bruta já encontrada é de origem brasileira. Foi encontrada na Bahia e pertence à coleção do Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas, localizado no Rio de Janeiro.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima