FENINJER+

Mineral descoberto em Israel é um dos mais raros do mundo

Mineral descoberto em Israel é um dos mais raros do mundo

Mineral descoberto em Israel é um dos mais raros do mundo

Não havia uma pedra no caminho, mas várias e uma delas está sendo apontada como o mineral mais raro do mundo

Gabriel Moura

A empresa de exploração israelense Shefa Yamim identificou um novo mineral enquanto examinava pedras preciosas descobertas no país. O minerador nomeou o material carmeltazita, como o descobriu no Monte Carmelo durante a mineração em rocha vulcânica no vale de Zevulun, no norte de Israel. Seus principais componentes químicos são o titânio, o alumínio e o zircônio, disse Shefa Yamim na semana passada. O mineral existe dentro das safiras Carmel, um tipo de corindo que a empresa produz no norte de Israel.  

A Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação da Associação Mineralógica Internacional (IMA) “aprovou a descoberta e o nome”, acrescentou a Shefa Yamim. Embora a comissão aprove muitos novos minerais por ano, a aprovação do carmeltazite tornou-se notícia internacional devido à sua raridade. Para que um novo mineral seja declarado como tal, sua composição, estrutura e propriedades devem ser diferentes daquelas de qualquer espécie mineral existente, de acordo com a IMA.

Após o teste de densidade, a gema mostrou-se mais dura que o dimamante. Carmeltazite é semelhante em aparência e composição química ao rubi e safira, mas ainda é diferente de qualquer outra safira encontrada no mundo. É tipicamente preto, de azul a verde ou marrom-alaranjado, e foi criado por explosões vulcânicas no Cretáceo, Israel governado por dinossauros ao longo da crista do Carmelo, onde havia 14 respiradouros vulcânicos constantemente expelindo lava que corroeu e inundou o Mediterrâneo.

A maior pedra encontrada até agora tem 33,3 quilates. Embora a empresa tenha citado alguns lugares potenciais ao longo do Monte Carmel para escavação do mineral, ele continua sendo mais raro do que os diamantes. “Os preços de pedras preciosas são geralmente em função de sua raridade”, relatou Abraham Taub, CEO da empresa israelense de mineração de pedras preciosas, Shefa Yamim. E se trazido para o mercado mineral, o carmeltazite provavelmente será mais caro do que eles também.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima