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Novo estudo sobre o TikTok traz insights para utilizar o app a favor dos negócios

Novo estudo sobre o TikTok traz insights para utilizar o app a favor dos negócios

Novo estudo sobre o TikTok traz insights para utilizar o app a favor dos negócios

Um dos destaques é o formato de anúncio: 72% das pessoas não compraram nada a partir de cliques em anúncios nesta rede social

Por Giuliano Gonçalves*

Imagem de antonbe por Pixabay

Mais uma vez a Opinion Box produz um estudo para entender a interação dos usuários com as empresas. Sim, no ano passado a empresa trouxe um documento para traças estratégias de marketing no aplicativo. Já nesse novo, a pesquisa revelou que 68% das pessoas que utilizam a plataforma conheceram produtos nunca antes vistos no TikTok. Um fato curioso é que 52% dos respondentes disseram que gostariam que as marcas consumidas utilizassem mais a rede social.

Ao serem perguntados sobre a probabilidade de aproximação das pessoas das empresas a partir do TikTok, 75% dos usuários concordaram, sendo que 45% afirmam se sentir mais seguro ao adquiri produtos ou serviços recomendados por algum influenciador do app.

Formato de anúncio não é bem-vindo no TikTok

Diferente de outras redes sociais, o TikTok não é um lugar para pura e simplesmente anunciar. Isso porque, de acordo com o estudo, 72% das pessoas disseram não ter comprado nada a partir de cliques em anúncios. Sobre o hábito de clicar em anúncios, as respostas foram:

Ilustração: Ecommerce Brasil

Ainda assim, há outras formas de mostrar a sua marca/produto e ter retorno positivo sobre isso. Isso porque 41% dos usuários disseram que acompanhar e curtir os vídeos de marcas/empresas está entre as suas preferências dentro do app. Há, ainda, 31% que afirma usar o TikTok para assistir a reviews de produtos, nicho esse que pode ser aproveitado.

Relação com as marcas/influenciadores

Para entender a melhor forma de abordagem das empresas com seus consumidores no TikTok, a Opinion Box entrevistou ambos os lados, e concluiu que: 48% dos usuários seguem alguma empresa e marca; 64% seguem influenciadores; 16% tem perfil comercial na rede; 33% já compraram algum produto ou serviço no TikTok; 40% comprara. algo ou serviço por indicação de alguém no app; 36% deixaram de comprar algo por alguém ter falado mal dentro da plataforma; 53% gostariam que as marcas que eles consomem utilizassem mais o TikTok.

Além do TikTok

A fim de entender melhor o comportamento dos usuários, a pesquisa também questionou quais redes sociais eram acessadas além do TikTok. As respostas foram as seguintes: 94% YouTube; 93% Instagram; 86% Facebook; 41% Twitter; 39% Pinterest; 35% LinkedIn; 15% Snapchat; 3% Outras.

Sobre o estudo

A pesquisadora reuniu 1.544 usuários do TikTok (13% das classes AB e 87% das CDE), sendo 48% na região Sudeste, 25% no Nordeste, 12% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Destes, 53% pertencem ao sexo feminino, 47% masculino, nas respectivas idades: 18 a 29 anos – 31%; 30 a 49 anos – 44%; 50 anos ou mais – 25%.

O estudo na íntegra pode ser baixado aqui.

*Giuliano Gonçalves é jornalista e editor do Portal Ecommerce Brasil

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