Mal do século XXI: ansiedade

Saiba como lidar com ela de modo a garantir a sua qualidade de vida

Por Osmarina Vyel

Fonte: Pexels

A ansiedade representa aquela luz vermelha que aparece no painel do carro dizendo que algo está errado no motor. Se seguir em frente poderá se deparar com a parada total do carro.

O sintoma da Ansiedade ficou algo comum, não percebemos que depois dela podemos nos deparar com a famosa Síndrome do Pânico, Depressão, sem falar dos sintomas físicos, diabetes, colesterol alto, males do coração.

Vamos entender agora por que isso acontece!

A ansiedade é uma emoção que experimentamos na fase da infância, pelo fato do não controle das emoções inferiores e da não percepção do Eu. Mas o que são emoções inferiores?

São todas que não estão sobre nosso domínio.

Para psicologia quando estamos adequados ou ajustados com a nossa mestria interna ou nossa alma ou ainda com nosso self. Temos a percepção dessas emoções e podemos ajustá-las perante aquela situação que a despertou.

Quando elas estão sem controle significa que o nosso Eu está enfraquecido perante estas emoções, ou seja, estamos valorizando-as, através de atitudes e tomadas de decisões que reforçam na em nosso cotidiano.

Vamos exemplificar através de um personagem. João tem 40 anos e casado e não tem filhos, trabalha na área comercial, adora futebol. Ontem ficou até tarde assistindo seu time favorito. Acorda pela manhã, a primeira coisa que faz é olhar o celular ou ligar a tv para saber das noticias. Como já é sabido quase sempre são noticias ruins para nosso conforto emocional.

Enquanto houve essas informações vai para a higiene pessoal. Nem percebe o que fez em seu banho, pois estava focado nas noticias, faz o desjejum (quando o faz)de qualquer jeito, não se lembra se mastigou ou não, conversa com sua esposa rispidamente se arruma de qualquer jeito e sai para o trabalho.

Ao entrar no carro continua se abastecendo dos noticiários. Sua irritação com a transito aumente. Saiu de casa encima da hora, não dormiu o suficiente e poderá chegar atrasado.

Ao chegar em seu trabalho, sabe que logo terá que participar de uma reunião importante para a empresa e para sua carreira, mas não deu a devida importância em prepará-la, assim com faz em sua vida, deixa tudo para última hora.

Ao final do dia está exausto, pois a descarga de hormônios do estresse (adrenalina, noradrenalina , cortisol, entre outros) foi liberado em seu corpo o dia todo.

Assim os dias de João se repetem, o cansaço virou exaustão, a disposição virou lentidão e agora não tem vontade de fazer mais nada, mas tem que trabalhar para seu auto sustento, os desafios na empresa aumentam, perante sua percepção. Então, João começa a sentir transpiração aumentar, o corpo e a carne tremer o medo se instala, a boca fica seca, não consegue respirar direito e ele se assusta com o que sente. Parece que a qualquer momento algo ruim vai acontecer, a preocupação aumenta e as tensões também.

Perante suas percepções primitivas e grosseiras ele era o máximo, mas na verdade já fazia um bom tempo que João estava obeso, mal cheiroso, por conta das toxinas alimentares e dos hormônios do estresse e pouco ativo em suas percepções.

Há João, não se assuste, foi você mesmo que construiu este mal estar com cada pequena atitude dia após dia.

A mesma dedicação para construir a desorganização ao ponto de instalar a doença, agora terá que desconstruir com atitudes favoráveis. O esforço e a disciplina serão os melhores amigos de joão para se tornar um ser melhor e ajustado consigo mesmo.

Como João poderá se libertar da Ansiedade e de todos os males que o afligem. Primeiramente buscar um tratamento para amenizar a ansiedade, ele tanto pode ser alopático como homeopático e tratamento psicoterápico para ajudá-lo na mudança de comportamento, pois foram anos fortalecendo suas conexões neurológicas com atitudes perversas ao seu sistema físico-emocional.

João terá que rever seu estilo de vida e forma de pensar e agir. Quanto mais cedo buscar estes caminhos, menor chance de deixar instalar as doenças preexistentes que terá que carregar ao longo de sua vida.

Portanto a ANSIEDADE pode ser evitada, assim como as patologias citadas neste texto. O cotidiano equilibrado poderá evitar até mesmo distúrbios que por ventura, trazem na pre disposição genética.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado