Melhore seu atendimento ao cliente e venda mais

Confira dicas estratégicas que podem ajudá-lo a aumentar as vendas.

Por Gabriel Moura

O atendimento ao cliente tornou-se uma das partes mais importantes da jornada do consumidor. Joalherias, por exemplo, não vendem apenas produtos, mas também devem oferecer uma experiência de compra agradável, na tentativa de criar uma base sólida de consumidores fiéis. Agora é muito fácil deixar avaliações e comentários sobre uma marca por meio de plataformas sociais, portanto, comentários negativos e positivos sobre o atendimento ao cliente têm um impacto enorme nas vendas.

Conseqüentemente, muitas empresas tentam melhorar seus serviços ao cliente, tendo em mente que a jornada do cliente está evoluindo. E o que é preciso fazer? Apresentaremos algumas dicas de atendimento ao cliente que podem aumentar as vendas.

Cause uma ótima primeira impressão

Em todos os tipos de atividades cotidianas, as pessoas se encontram e formam opiniões umas sobre as outras. No caso do atendimento ao cliente, é ainda mais importante deixar uma boa primeira impressão e mostrar aos possíveis compradores que sua empresa e seus representantes são confiáveis. Atendimento ao cliente deve ser educado e prestativo, não agressivo desde o início.

Encurte seu tempo de resposta

Você não pode permitir que o atendimento demore. A única coisa que os clientes mais odeiam é esperar para sempre resolver um problema ou receber uma explicação sobre a joia que compra. Respostas rápidas às perguntas dos consumidores levam a uma maior satisfação e a maiores vendas.

Conheça tudo sobre joias

Se você deseja que os consumidores respeitem sua joalheria, lembre-se de ensinar a equipe de atendimento ao cliente tudo sobre o que vende. Compradores apreciam esse conhecimento. Muitos clientes ficam frustrados quando os representantes da empresa não conseguem fornecer as informações de que precisam.

Conheça seus consumidores

Toda empresa trabalha com metas e seu serviço de atendimento ao cliente deve conhecer bem esses objetivos e deve ser capaz de reconhecer potenciais compradores. Seja claro sobre o que você está vendendo, saiba como abordar os clientes e a melhor maneira de lidar com eles.

Resolva com agilidade

Marcas e produtos perfeitos não existem. De vez em quando, os clientes reclamam da qualidade do produto ou solicitam suporte. Nesse caso, o atendimento ao cliente precisa resolver o problema o mais rápido possível. A pior coisa que pode acontecer com sua joalheria é negligenciar as necessidades dos clientes. Pode parecer simplista, mas eles são os melhores geradores de ideias valiosas, o que significa que as empresas só precisam seguir suas observações para melhorar os serviços.

Conheça o cliente

A melhor maneira de tornar os consumidores mais leais é familiarizar-se com eles e tornar as suas relações com a marca mais pessoais. A equipe de atendimento pode desempenhar um papel fundamental nesse sentido.

Personalize seu atendimento ao cliente

Por mais que seja importante responder aos comentários e objeções dos clientes, também é decisivo se comportar de maneira proativa e agregar valor à jornada do consumidor. O atendimento ao cliente pode aumentar as vendas seguindo o que as pessoas escrevem nas redes sociais e oferecendo novos produtos relacionados a esses comentários. De acordo com as mais recentes análises de clientes, os consumidores esperam uma abordagem mais personalizada nos próximos anos e as empresas que estão prontas para se adaptar se beneficiarão disso.

Ofereça mais produtos

O vendedor não deve ser muito agressivo, mas é seu dever tentar vender mais. Portanto, ele deve sempre oferecer produtos adicionais além daqueles que os compradores pedem em primeiro lugar. O upselling é o elemento inevitável para o aumento de vendas.

Seja honesto

Uma ótima maneira de ganhar o consumidor é ser honesto. Por exemplo, você pode aconselhar o comprador em potencial a não aceitar um produto específico devido a pequenas imperfeições, mas sugerir a compra de outro que atenda perfeitamente às suas necessidades. Você vai mostrar credibilidade e vender ao mesmo tempo.

Agradeça a seus clientes

O atendimento deve sempre agradecer ao cliente. Por mais arrogantes ou exigentes que possam ser, eles representam o ponto central do negócio, portanto, deixe a melhor impressão no final da jornada do consumidor.

Conclusão

Atendimento ao cliente de alta qualidade pode aumentar drasticamente as vendas. Se você treinar sua equipe adequadamente e ensiná-la a abordar potenciais compradores, você fortalecerá a imagem da marca e venderá mais produtos. Certifique-se de seguir estes métodos e você obterá um perfeito departamento de atendimento ao cliente.

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