Perguntas que farão você ver o seu negócio sob novas perspectivas

Buscar as perguntas certas é mais importante do que conclusões

Por Gabriel Moura

Foto: Pexels

Já parou para pensar no quanto as perguntas são poderosas? Toda inovação tem como base boas perguntas. Elas demandam respostas, estimulam o pensamento, fornecem informações valiosas e provocam as pessoas a se abrirem aos problemas.

 Quando focamos nas perguntas, abrimos novas possibilidades. Já quando concluímos algo, achamos que encontramos a resposta certa, reduzimos todas as possibilidades a apenas uma. 

Por essa razão, os líderes se concentram na arte de fazer boas perguntas. Essa ferramenta pode ser usada de modo estratégico a fim de melhorar a eficiência da equipe, ajudando no processo de traçar planos e estratégias mais adequadas à realidade da empresa.

Uma boa pergunta é simples, clara, investigativa e têm o poder de estimular novos questionamentos. Ela deve desafiar pressupostos e abrir novas possibilidades.

Confira aqui algumas dicas para fazer boas perguntas:

Na construção da pergunta, dê preferência para as que são consideradas mais poderosas, que utilizam “Por quê?”, “Como?” e “O quê?”. As menos poderosas utilizam “Quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “Qual?”.

 Seja o mais específico possível, de modo a não dar margem para outras interpretações ou equívocos.

 Tenha cuidado com os pressupostos embutidos na pergunta. Por exemplo, ao invés de perguntar “o que fizemos de errado e quem é o responsável?”, experimente “o que podemos aprender com a situação e quais possibilidades temos agora?”.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado