Pessoas estão descobrindo novos produtos assistindo a vídeos online

Google divulga comportamento online e dá dicas de como estimular ações junto à marca através de vídeos

Por Erica Mendes

Um recente estudo do Google aponta que os vídeos online fazem parte de todas as etapas da jornada de um cliente. A afirmação parte de uma ampla análise das tendências no YouTube e pesquisa com os internautas de todo o mundo sobre como, onde, quando e por que eles assistem a vídeos online. Se eles já eram considerados uma ferramenta para construção de awareness de marca, agora está ainda mais claro que eles estimulam as pessoas a partir para a ação.

Considerando que 50% da amostra dos consumidores* disseram que os vídeos online os ajudaram a decidir qual marca ou produto específico comprar, está na hora da sua marca saber como usar o Youtube de forma promissora. Entenda o comportamento online:
1.  As pessoas assistem a vídeos online para aprender coisas novas e buscar o que elas gostam. Os vídeos online não oferecem apenas conteúdos que viralizaram: eles ajudam as pessoas a aprender algo novo e se aperfeiçoar. A cada 5 espectadores 4 afirmaram que os vídeos ajudam a aprender coisas novas ou a desestressar.
2.  Quando as pessoas se identificam com o conteúdo, não só o assistem como também partem para a ação. Seja para aprender algo novo ou conferir a avaliação de um produto, as pessoas querem ver experiências online que sejam reais, inclusive os erros. Um conteúdo autêntico torna o aprendizado ou a compra menos aterrorizante e dá aos usuários a confiança necessária para agir. Preste atenção: 3 em cada 4 internautas julgaram importante o Youtube ter pessoas reais, autênticas ou parecidas com elas.
3.  Os vídeos podem gerar ações e até mesmo compras. Quando as pessoas sentem que aprenderam o suficiente online, ficam motivadas a fazer aquilo na vida real, e é aí que o “eu consigo fazer“ vira “eu preciso comprar“. De 10 pessoas 7 se sentem prontas, motivadas ou confiantes depois de aprender algo novo com um vídeo.
4.  Mesmo que as pessoas assistam a um vídeo sem intenção de compra, elas estão abertas a descobrir coisas novas. Quando as pessoas assistem a vídeos para aprender algo, elas estão abertas a marcas e produtos que as ajudem a atingir seus objetivos. Inspiradas pela possibilidade de algo novo, geralmente fazem mais buscas. Além de 90% das pessoas dizerem ter descoberto novos produtos e marcas pelo Youtube, 80% delas ainda contaram que costumam intercalar a busca online com vídeos quando estão procurando um produto que querem comprar.
5.  Os vídeos estimulam as pessoas em cada etapa da jornada, até mesmo nas lojas físicas. As pessoas recorrem aos vídeos online para seguir os passos de alguém, encontrar produtos ou marcas específicas e, até mesmo, substituir a tradicional lista de compras. Cerca de 55% dos entrevistaram assistiram a vídeos online enquanto estavam fazendo compras em uma loja. E 110% foi o crescimento do tempo de exibição de vídeos do tipo “qual (produto) comprar” no Youtube em 2018 em relação ao ano anterior.

 Como garantir que os vídeos estimulem ações junto à marca?

1.  Ajude as pessoas a descobrir novos produtos, marcas e ideias, mesmo quando elas não pretendem comprar naquele momento.

2.  Promova sua marca como um especialista e responda às perguntas mais frequentes das pessoas.

3.  Faça com que as pessoas realizem ações, e até mesmo comprem, com uma experiência simples e imediata.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado