Podcast se torna a nova forma de consumir conteúdo

Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts

Da Redação

Em se tratando de podcast, o Brasil sai na frente. O país já ocupa o 5º lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts, de acordo com o estudo da Kantar Ibope. Para o empresário Victor Assis, CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o Podpah, “o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de consumir conteúdo”.

A pesquisa mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Para Victor, os podcasts serão, inclusive, peça-chave nas próximas eleições. “As redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições e os podcasts entrarão com força”, explica.

“Um outro exemplo legal e diferente da ascendência dos podcasts é que no game Spider Man para o Play Station 5, o personagem chamado Miles Morales se informa via um podcast da internet. Isso reforça o quanto os podcasts serão, cada vez mais, um formato de informação e entretenimento, chegando para mais e mais pessoas”, pontua

A pesquisa também deixa claro que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%). E as plataformas mais buscadas para o consumo são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).

O estudo revela ainda que 48% ouvem podcast enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo — a mesma porcentagem aparece em relação ao consumo durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo —, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado.

Por fim, a pesquisa destaca que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.

Considerando ser cada vez mais importante oferecer conveniências ao cliente, dar-lhe a oportunidade de escolher em qual formato deseja consumir os conteúdos passa ser um diferencial da sua marca e o podcast pode ser uma excelente opção.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado