Resultados em curto prazo ou crescimento a longo?

Como enfrentar os desafios do crescimento da empresa em 2021

Por Caroline Sanches

Foto: Pexels

Empreender no Brasil continua sendo para os fortes. Agora, em 2021, grande parte das empresas se vê diante do desafio de sustentar seu crescimento e manter resultados positivos a curto prazo.   Muitos CEOs se sentem pressionados e acabam optando por apresentar resultados a curto prazo em vez de investirem em perspectivas futuras. 

Segundo algumas teorias de administração, o crescimento é a única maneira das empresas conseguirem sustentar a lucratividade no longo prazo. Aquelas que focam apenas em resultados imediatos acabam não tendo fôlego para crescer e são engolidas pelo mercado. Para fugir desse circulo perigoso e, aqui vão algumas dicas:

 

  1. Foque na proposta que torna a sua empresa realmente única

Pense em uma proposta de valor que seja verdadeiramente única em relação a todos os seus concorrentes. Isso deve ser algo que seus clientes reconheçam e valorizem.

Tenha em mente que isso deve ser bom o bastante a ponto dos clientes acreditarem que só a sua empresa é capaz de oferecer isso.

 

  1. Dê a um subordinado poder para que empreender a missão do crescimento

É comum nas pequenas e médias empresas recorrem aos profissionais de marketing para desenvolver estratégias de crescimento, mas não dão a eles liberdade para mudar produtos ou canais de distribuição. Essa situação mata efetivamente as iniciativas que eles possam desenvolver.

Em vez disso, considere a criação de uma função de diretor de crescimento e dê a essa pessoa a capacidade de influenciar todos os aspectos do negócio, conforme necessário. Esse profissional precisa ter a capacidade de ir até as equipes de produto e dizer: “Ei, precisamos desse tipo de produto” ou ir até as equipes da loja e dizer: “Precisamos fornecer esse tipo de serviço”.

 

  1. Siga o plano até implementá-lo com sucesso

Depois que as empresas descobrem sua estratégia de crescimento e como implementá-la, elas precisam seguir esse plano – mesmo quando outras ideias promissoras surgem. O crescimento leva anos para se desenvolver de pequenas vitórias até retornos sustentáveis ​​de longo prazo. Olhar para ganhos inesperados de curto prazo pode acabar com estratégia e atravancar o crescimento do negócio.

Mantenha o foco em sua proposta principal e esteja preparado para dizer não a todas essas boas ideias. Esse foco é muito difícil de alcançar.

 

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado